6 de dezembro de 2025
sábado, 6 de dezembro de 2025

Guia de letramento inclusivo é lançado pela Sedu

A Secretaria da Educação (Sedu) lançou recentemente um guia voltado para o letramento inclusivo, elaborado pela gerência da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este material foi desenvolvido com o intuito de criar um ambiente escolar mais acolhedor, onde todos os estudantes possam acessar a aprendizagem sem barreiras.

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Objetivos do guia

O guia representa um conjunto de práticas que visa fortalecer a inclusão nas instituições de ensino. Ele busca promover a equidade e o respeito às singularidades de cada indivíduo. A proposta principal é incentivar a utilização de uma linguagem que evite preconceitos e estereótipos, substituindo termos inadequados por expressões que respeitem a identidade das pessoas. Por exemplo, ao invés de “deficiente”, é sugerido o uso de “pessoa com deficiência”, valorizando assim a pessoa em primeiro lugar.

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Combate ao capacitismo

Giovanne Berger, gerente da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, enfatiza que o guia é um instrumento fundamental para combater o capacitismo, que se refere à discriminação contra pessoas com deficiência. É crucial que a educação não só transmita conhecimento, mas também elimine barreiras que dificultam a inclusão. Ela ressalta que uma escola anticapacitista é aquela que não exclui ou invisibiliza nenhum estudante.

Estratégias de comunicação inclusiva

O documento oferece várias estratégias para aprimorar a comunicação inclusiva nas escolas, incluindo recomendações para o uso de termos adequados e a implementação de metodologias pedagógicas que respeitam a diversidade dos alunos. O guia também destaca a importância de recursos acessíveis, como materiais em Braille, softwares de leitura de tela e a utilização de Libras, ampliando as oportunidades de aprendizagem para todos.

Práticas pedagógicas diversificadas

Além disso, o guia estimula práticas pedagógicas que respeitem as necessidades individuais, promovendo metodologias diversificadas e tecnologias assistivas. A inclusão deve ser uma parte integral do cotidiano escolar, materializando-se em ações concretas que respeitem a diversidade e equidade no processo educacional.

Para mais informações sobre o Guia de Letramento Inclusivo, recomenda-se a leitura do material, que está disponível aqui para acesso online.


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