sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Operação Raízes do Cedro resgata 2.500 pessoas da zona de conflito no Líbano

Na madrugada da última quarta-feira, 20 de novembro, o décimo segundo voo da Operação Raízes do Cedro aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo 204 pessoas, incluindo três crianças de colo, e quatro animais de estimação. Desde o início da operação, mais de 2.500 brasileiros e seus familiares conseguiram retornar ao país a partir da zona de conflito no Líbano.

Continua após a publicidade

Missão de Repatriação

A Operação Raízes do Cedro, idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo repatriar cidadãos brasileiros e seus familiares que estavam em situação de vulnerabilidade no Líbano. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) coordena a assistência necessária para que essas pessoas possam reiniciar suas vidas no Brasil.

Apoio Imediato e Inclusão Social

Ao chegarem ao Brasil, os repatriados recebem suporte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que inclui hospedagem temporária e acolhimento em abrigos. As famílias em situação de vulnerabilidade são avaliadas para possíveis encaminhamentos aos programas sociais, como o Bolsa Família. Regis Espíndola, diretor do departamento de Proteção Social Especial do MDS, enfatizou a importância da escuta às necessidades das famílias, buscando garantir acolhimento emergencial ou facilitar contato com parentes que possam estar em outras localidades.

Continua após a publicidade

Parcerias para Integração

O MDS atua em colaboração com estados e municípios para garantir suporte de longo prazo aos repatriados, promovendo a integração social e econômica. Os principais destinos da repatriação incluem São Paulo, Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná.

Futuras Ações de Repatriação

O Itamaraty, através da Embaixada do Brasil em Beirute, continua a assessorar brasileiros e familiares, analisando a necessidade de novos voos de repatriação conforme a demanda e as condições de segurança na região. O governo brasileiro enfatiza a importância de seguir as orientações de segurança das autoridades locais e recomenda que, quando possível, os cidadãos busquem deixar o Líbano por meios próprios.

Atualmente, o aeroporto de Beirute mantém operações regulares, com voos diários da companhia Middle East Airlines. Após negociações, a companhia está priorizando passageiros com passaporte brasileiro em rotas para Madri, Frankfurt, Londres e Roma.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:02 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h
23/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
23ºC
24/11
Dom
Mínima
20ºC
Máxima
24ºC
25/11
Seg
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
26/11
Ter
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Cristiane Martins

Novembro Negro: reflexão, resistência e empoderamento das mulheres negras

Leia também