Homens armados mataram 10 pessoas e deixaram pelo menos 7 feridas em um ataque a um bar na cidade de Querétaro, localizada no centro do México, neste sábado (9). A informação foi confirmada por autoridades de segurança locais.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Querétaro, Juan Luis Ferrusca, os agressores chegaram ao bar Los Cantaritos em uma caminhonete e abriram fogo contra as pessoas presentes no local. Um vídeo publicado nas redes sociais por Ferrusca detalha que, até o momento, são confirmadas “10 mortes” e “pelo menos 7 feridos”.
O ataque envolveu, segundo o secretário, “pelo menos quatro indivíduos armados com rifles de longo alcance” que chegaram ao local a bordo de uma caminhonete. Um suspeito foi detido pelas autoridades, e o veículo utilizado pelos criminosos foi encontrado mais tarde abandonado e incendiado.
Embora Querétaro seja conhecida por ser uma das cidades mais seguras do México, a violência tem aumentado nas últimas semanas, alimentada pelo tráfico de drogas e a atuação de gangues criminosas. Desde 2006, o México enfrenta uma crescente onda de violência que já resultou em mais de 450 mil homicídios, em grande parte devido ao confronto entre cartéis e grupos criminosos.
As autoridades locais seguem investigando o caso, mas ainda não há detalhes sobre os motivos por trás do ataque.