Neste domingo, 3 de novembro de 2024, os candidatos que participaram da primeira avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saíram do local de exame com uma impressão positiva. Após duas horas de prova, que teve início às 13h30, os alunos puderam deixar as salas de aula às 15h30 (horário de Brasília). As questões de linguagens e ciências humanas geraram bons comentários, enquanto o tema da redação também se destacou entre os participantes.
Carliane Pinheiro Diniz, de 29 anos, expressou satisfação com a prova. “Achei este Enem muito mais fácil que os anteriores. As questões abordaram temas atuais, como enchentes no Sul e os efeitos da Covid-19. A redação tratou de um tema relevante que já deveria ter sido discutido antes”, comentou. Formada em enfermagem, Carliane busca agora uma segunda formação em psicologia e estava bem preparada para a redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Maria de Fátima Alves, aos 66 anos, também deixou o local de prova animada. “Adorei e acho que fiz uma boa prova. A redação abordou a cultura africana, que é algo que me encanta. Falei sobre o carnaval”, revelou. A candidata, que não completou o ensino médio na juventude, agora sonha em ser médica, realizando um desejo antigo após ter priorizado a educação da filha, hoje advogada.
No entanto, nem todos os candidatos tiveram uma experiência tranquila. Giulia Balaban, de 18 anos, que ainda não concluiu o ensino médio, decidiu participar do Enem como forma de preparação para o vestibular. “Para mim, o vestibular é um teste de resistência. Apesar do desconforto da prova, me sinto bem treinada e confiante”, afirmou. Ela também elogiou a elaboração das questões e considerou o nível de dificuldade moderado.
O Enem 2024 conta com mais de 4 milhões de estudantes inscritos, que estão distribuídos em 1.735 cidades e realizarão as avaliações em 140 mil salas de aula. O encerramento do tempo regular para a maioria dos candidatos ocorre às 19h, enquanto aqueles que solicitaram tempo adicional têm até às 20h para entregar suas respostas. A segunda aplicação do exame está agendada para o próximo domingo, dia 10 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática.