A fiscalização do trânsito na Serra está recebendo novas ferramentas de vigilância. As 90 câmeras de videomonitoramento do Cerco de Segurança Eletrônico vão monitorar as áreas designadas e, caso identifiquem qualquer irregularidade de trânsito, os agentes da central emitirão autos de infração.
Na semana passada, o diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves, explicou que os condutores flagrados cometendo irregularidades começariam a receber multas a partir desta segunda-feira (26).
“Por enquanto nenhum motorista foi flagrado. Queremos lembrar que esse projeto tem a intenção de educar o motorista e não punir”, explica.
Apesar das câmeras não terem registrado nenhum condutor cometendo infração, um ato de vandalismo foi evitado graças ao sistema de videomonitoramento
Na madrugada de quinta-feira (22), agentes da Guarda Civil Municipal, utilizando um alto-falante, alertaram um indivíduo que tentava derrubar uma luminária, levando-o a abandonar a ação criminosa. O incidente ocorreu por volta de 1h06 na Avenida Eldes Scherrer, em Colina de Laranjeiras. Embora os vândalos tenham escapado do local, um boletim de ocorrência foi registrado.
Essa tecnologia faz parte do programa Olho Vivo, chamado Cerco de Segurança Eletrônico, que fiscaliza o cumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e das medidas de segurança pelos condutores.
Essa iniciativa demonstrará aos motoristas que o trânsito na cidade está sendo amplamente observado, mesmo na ausência física dos agentes do DOT nas ruas.
As infrações que podem resultar em autuações pelo sistema Olho Vivo são aquelas relacionadas à circulação dos veículos, de competência municipal, como estacionamento em locais proibidos, avanço de semáforo, conversões irregulares, uso do celular durante a condução, entre outras. É importante ressaltar que as câmeras não emitirão multas por excesso de velocidade e todas estão devidamente identificadas.
Fábio Alves considera essa nova forma de fiscalização um avanço para o trânsito, especialmente em termos educacionais.
“Isso é muito importante para o município, que possui uma extensão territorial e uma frota de veículos consideráveis. Com essa ferramenta, podemos monitorar a cidade de forma abrangente e fiscalizar o trânsito diretamente da Central de Videomonitoramento”, afirma.
O uso de câmeras para fiscalização do trânsito é permitido pela resolução 902/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União (DOU) no ano passado. Essa resolução “consolida normas de utilização de sistemas de videomonitoramento para fiscalização de trânsito nos termos do 2º do art. 280 do CTB”.
É importante ressaltar que os agentes que atuam em viaturas e a pé continuarão realizando seu trabalho intensivo e diário de fiscalização nas vias do município da Serra.
Período educativo
Desde 26 de maio, o novo sistema está em período educativo nas ruas do município. Durante esse período, os agentes da central de videomonitoramento têm alertado os motoristas sobre as infrações cometidas por meio da “tagarela”.
Redução de mortes no trânsito
Como resultado de um trabalho intenso e contínuo, a Serra registrou uma redução de 17% no número de mortes no trânsito. Essa conclusão refere-se ao primeiro quadrimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, representando uma queda de 24 para 20 mortes.
Fábio Alves vê esse cenário como um momento para manter o foco e obter mais resultados.
“Estamos presentes nas vias municipais, fiscalizando e focando na educação. Mas o mais importante é o que o município vem fazendo, que é investir na mobilidade, melhorando as condições das vias municipais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os usuários”, ressalta.
As câmeras já registraram e evitaram a ação de um vândalo, na última quinta-feira (22). O ato de vandalismo foi evitado graças ao sistema de videomonitoramento. Na ocasião agentes da Guarda Civil Municipal, utilizando um alto-falante, alertaram um indivíduo que tentava derrubar uma luminária, levando-o a abandonar a ação criminosa. O incidente ocorreu por volta de 1h06 na Avenida Eldes Scherrer, em Colina de Laranjeiras. Embora os vândalos tenham escapado do local, um boletim de ocorrência foi registrado.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Câmeras de videomonitoramento começam a emitir multas para infrações de trânsito na Serra