10 de fevereiro de 2026
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Lei da mordaça: “O pessoal no morro é cego, surdo e mudo”, diz comerciante do bairro da Penha

A região do Complexo da Penha, em Vitória, que reúne os bairros da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica e Itararé, é alvo de operações constantes da polícia contra homicidas e traficantes. A região é palco de diversos confrontos entre bandidos e policiais. Comerciantes e moradores vivem em meio a esse fogo cruzado e convivem nesse ambiente submetidos à lei do silêncio imposta pelos “donos dos morros”.

Continua após a publicidade

O funcionário de uma padaria localizada no bairro da Penha, que preferiu não se identificar, contou que apesar de existir uma guerra pelo controle do tráfico na região, ele não sente a presença da criminalidade no dia a dia. O ponto comercial onde trabalha, segundo ele, nunca foi alvo de assaltantes.

“Não gosto muito de falar sobre isso. A criminalidade existe, mas é mais lá pra cima do morro. Aqui não tem perigo. Acho até tranquilo. Só que o pessoal no morro é cego, surdo e mudo. Ninguém vê nada, ouve nada e fala nada do que acontece”, destaca.

Continua após a publicidade

Outro comerciante da região, dono de uma barbearia, que também preferiu não se identificar, disse que trabalha há nove anos no local. Ele conta que o estabelecimento nunca foi alvo de assaltantes. Disse ainda que mora na região há bastante tempo e que não sente a criminalidade tão forte como é veiculado pela imprensa.

“É claro que existe bandido aqui, mas eu não sinto esse clima de medo que muita gente diz. Isso não afeta a minha loja e nem o meu trabalho. Acho, na verdade, que a mídia criminaliza muito o bairro”, conta.

Nossa reportagem andou pela região e muita gente preferiu não falar sobre o assunto. As pessoas abordadas sempre davam uma desculpa de que estavam com pressa, que tinham um compromisso ou que realmente não queriam falar sobre o tema por medo de represálias.

Operação caça integrantes de organização criminosa

Uma operação de policiais civis e militares, realizada na manhã desta quinta-feira (20), prendeu oito suspeitos. A 13ª edição da Operação Caim teve como foco o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e dois de prisão em bairros de Vitória e Vila Velha. Os alvos são ligados a uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas, homicídios e outros crimes.

A operação aconteceu no Bairro da Penha, Jesus de Nazareth, Santos Dumont e São Benedito, em Vitória, além de Terra Vermelha, em Vila Velha.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
27ºC
Mínima
23ºC
HOJE
10/02 - Ter
Amanhecer
05:30 am
Anoitecer
06:20 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h

Média
26ºC
Máxima
29ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
11/02 - Qua
Amanhecer
05:30 am
Anoitecer
06:20 pm
Chuva
0.5mm
Velocidade do Vento
7.35 km/h

Bairros que funcionam: por que misturar moradia, comércio e serviços é...

Marcos Paulo Bastos

Leia também