A partir da próxima terça-feira (10) o Centro de Vitória passará a contar com o Hub ES+, um espaço multidisciplinar localizado no Centro de Vitória, de frente a praça Costa Pereira, que contará com ações gratuitas voltadas para o desenvolvimento da economia criativa, da tecnologia e da inovação no Estado.
O Hub Es+ é o primeiro hub público de economia criativa e inovação do Espírito Santo e é composto por diversos equipamentos, além de contar com um Lab Café, com foco na economia criativa da gastronomia e cafeicultura local. A estrutura do Hub vai se dedicar a acolher e fortalecer empreendimentos criativos e culturais, fazendo uma interconexão entre esses setores.
Além disso, a programação do Hub ES+ também vai oferecer encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, entre diversos eventos e formações mensais gratuitas. O espaço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, com atendimento ao público e disponibilidade para uso dos espaços, a partir de reservas pré-agendadas.
A proposta do Hub é ampliar o acesso da população a conhecimentos e técnicas para potencializar a criação e o desenvolvimento de ideias e negócios criativos e culturais.
Segundo o secretário de Estado da Cultura (Secult), Fabricio Noronha, o Hub ES+ é a materialização, em um espaço físico, do trabalho que a Secult tem desenvolvido desde 2019, com o programa ES+Criativo, realizado em conjunto com diversas outras instituições, para fomentar políticas públicas e impulsionar a área de economia criativa no estado.
“O objetivo é a valorização da criatividade, do capital intelectual e do valor simbólico-cultural, com uma perspectiva de desenvolvimento que proporcione também a geração de trabalho e renda”, ressalta o secretário.
Ele acrescenta que a cultura e a economia criativa representam 3,11% do PIB brasileiro. Além disso, observa, o Espírito Santo é o sétimo estado brasileiro com maior alcance desses setores. “É importante destacar que o Hub ES+ foi concebido em parceria com a Secti, estabelecendo conexão com o universo da inovação, das startups. São diversos ecossistemas em sinergia, e isso é muito importante para o sucesso desses projetos.”
Inauguração
O evento de inauguração está previsto para acontecer nesta terça-feira (10) a partir das 17h e será aberto ao público.
A solenidade contará com presença do governador Renato Casagrande; dos secretários de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; da diretora do IBCA, Larissa Delbone; do diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Luiz Toniato; e da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini.
Segundo o Governo, o prédio, que está situado na Praça Costa Pereira, conta com uma localização estratégica para abarcar a circulação de pessoas, a diversidade, a inclusão social e a revitalização do Centro Histórico de Vitória.
O que é Hub
A estratégia de Hub tem o propósito de conectar diferentes necessidades e oportunidades em um ponto de conexão que acelere a produção de novas soluções ou negócios.
Leia também:
Ufes sobe no ranking global do THE 2024, alcançando 12ª posição