Atenção Microempreendedor Individual, a partir desta sexta-feira (1º), tem mudança na emissão da nota fiscal. Todos MEI’s vão ter que utilizar o portal do Governo Federal e não mais os sites das prefeituras.
Continua após a publicidade
O objetivo da medida é padronizar e facilitar as emissões, já que atualmente a emissão ocorre junto às prefeituras e cada uma delas tem protocolos diferentes para emitir as NFS-e. Para isso, você deve ter um log-in na conta do Governo Federal e fazer o primeiro acesso.
Primeiro acesso no site Emissor Nacional MEI
- Após entrar com log-in e senha no portal, vé em “configurações” na página inicial, representando pelo símbolo de uma roldana ano canto superior direito da tela ou na aba de “Acesso rápido”.
- Em seguida, adicione um e-mail e telefone para contato que serão exibidos na nota. No campo Valor Aproximado dos Tributos, selecione a terceira opção: “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”. Depois disso, já será possível emitir uma nota fiscal.
Como emitir minha Nota Fiscal Eletrônica
- Clique no ícone que representa uma nota fiscal no canto superior direito da página inicial do portal. Ele parece um folha de papel e está ao lado do símbolo de uma casa. Em seguida, selecione a opção “Emissão Completa” ou a “Emissão Simplificada”. A segunda é disponível apenas para quem é MEI.
- Preencha todos os dados exigidos pela NFS-e.
- Na Emissão Simplificada, só possível utilizar os serviços previamente cadastrados em “Serviços Favoritos” para efetuar a emissão da NFS-e. O MEI só precisa preencher com os dados do CPF/CNPJ do cliente o valor do serviço prestado.
- Na Emissão Completa, o MEI não deve selecionar o box “Informar série e número da DPS”, que é opcional. O número da inscrição já virá preenchido após a seleção do município e todos os dados do CNPJ já virão pré-preenchidos de acordo com o CNPJ usado no login. Nesse caso, o preenchimento da descrição do serviço é obrigatório.
- Clique em “Emitir NFS-e” no canto direito inferior da página e pronto! Agora é só salvar o documento.
Leia também:
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade