Natural de Boa Esperança, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, no extremo norte do Estado, a jovem Daniela Duarte, de 26 anos, está próxima de viver um sonho. A capixaba foi aprovada em nove mestrados nas mais importantes universidades internacionais.
Agora, o que parecia um sonho distante, está próximo de se tornar realidade. “Parecia algo impossível para alguém como eu, que sou negra, não tenho família rica e sou de uma cidade pequena”, conta. A jovem estudou em escolas públicas a vida toda, foi bolsista do Prouni e se formou em Direito em 2019. Mas quer continuar os estudo
Apesar de considerar que seu trabalho como advogada das áreas de família e previdência ajude as pessoas, Daniela diz que sentia a necessidade de fazer algo maior, que impactasse a vida de muitas pessoas.
Mas ela quer continuar ajudando as pessoas, mas precisa continuar estudando. Em 2022 optou por se candidatar a mestrados em Políticas Públicas, já que tem grande interesse em pesquisas de raça e gênero.
“Durante toda a minha vida fui uma das únicas negras nos espaços que ocupei. Isso sempre me incomodou, e foi essa inquietação que me moveu a fazer o mestrado em Políticas Públicas. Meu interesse é pesquisar e trabalhar com equidade racial e a interseccionalidade entre raça e gênero”, diz.
Um dos desejos de Daniela é aplicar no Brasil o conhecimento obtido pelos estudos no exterior. “Quero fazer a diferença no país, aplicando políticas que sejam inclusivas e tenham igualdade, equidade e diversidade, para que eu não seja mais a exceção nos espaços”, explica.
Daniela escolheu universidade dos Estados Unidos
A jovem conta que após uma avaliação decidiu escolher a University of Maryland, uma universidade muito renomada que fica nos arredores de Washington, DC – capital dos EUA. “A oferta feita pela universidade garante uma bolsa parcial, no entanto, a bolsa recebida infelizmente não é suficiente para custear a universidade e meus gastos com moradia, comida, etc.” , disse.
Sonho que custa caro
Para realizar esse sonho, a jovem precisa arrecadar cerca de R$70 mil e, para isso, está realizando uma vaquinha online. “O custo de 1 ano de mestrado, incluindo mensalidade, custo de vida e demais despesas é de cerca de $45 mil dólares. A Universidade me ofertou uma bolsa parcial – conforme explicado acima – que gira em torno de $25 mil dólares. Assim sendo, ainda preciso do restante do valor, cerca de $20 mil dólares, com o dinheiro que já consegui levantar, ainda falta cerca de R$ 70 mil”, explicou Daniela.
De Boa Esperança para o mundo
Confira as instituições de ensino internacional que a Daniela foi aprovada.
1. University of Maryland (EUA)
2. Pennsylvania State University (EUA)
3. George Washington University (EUA)
4. Northeastern University (EUA)
5. University of Minnesota (EUA)
6. University of Miami (EUA)
7. Pepperdine University (EUA)
8. King’s College London (Reino Unido)
9. Hertie School (Alemanha)
Como ajudar?
1 – Doações diretas: todo valor é bem-vindo!
- Chave PIX: [email protected]
- Vaquinha on-line: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/dani-nos-eua
2 – Contatos: conhece alguma pessoa bacana para quem eu poderia me apresentar para que ela me ajude? Me coloque em contato!
Contato:
- E-mail: [email protected]
- instagram.com/danigavaduarte/
- Telefone: (27) 99624-0153