De acordo com a 6ª edição da pesquisa Franchising Frame, realizada no final de 2022, pela Praxis Business e o Grupo MD, 60,3% das redes de franquias ouvidas já superam faturamento anterior à pandemia. Entre as marcas entrevistadas, 47,3% estimaram fechar 2022 com um crescimento de mais de 15% em termos de “same store sales” na comparação com 2021.
Participaram do levantamento 131 franqueadoras do país que, juntas, somam cerca de 28,5 mil unidades de franquias de diferentes setores. O setor de alimentação representa 25,2% da amostra.
Novo jeito de fazer negócio
A pesquisa mostrou que 71% das redes franqueadoras adotaram mudanças em seus modelos de negócios, sendo que 54% passara a ter canais digitais ou práticas de omnicanalidade; 47% fizeram a digitalização de processos, produtos ou serviços; 39% adotaram modelos de negócios mais enxutos (com menos investimento); 29% adotaram novos produtos; e 24% adotaram novos serviços.
O maior desafio, hoje, está na gestão de pessoas nas unidades franqueadas. Em seguida, aparecem perfil do franqueado inadequado para o negócio, dificuldade para a venda de novas franquias, marketing na rede e baixo engajamento dos franqueados e suas equipes.
Entre os dez principais dificuldades, surge um item inédito, que ainda não havia aparecido nas pesquisas anteriores: gestão das redes sociais próprias ou dos franqueados.
Capacitação e desenvolvimento
A pesquisa aponta que o maior motivo de fechamento de franquias está associado ao comportamento do franqueado. No entanto, a capacitação recebeu poucos investimentos ao longo do último ano. Pouco mais de 45% das redes investem no máximo R$ 50 mil por ano em treinamentos, enquanto, apenas 16,7% aplicam mais de R$ 300 mil.
De acordo com Marilia Saveri, sócia da Praxis Business, as franqueadoras procuram franqueados com mais soft skills, como atitude e relacionamento, mas ainda é baixo o investimento em treinamento com foco em questões comportamentais. “O princípio do sistema de franquia é a transferência de conhecimento, como afirmar que isso está sendo feito se investimos tão pouco em capacitação?”, afirma.
Canais de venda: um desafio para as franquias
Para 53,7% dos respondentes, os franqueados enxergam o e-commerce como uma oportunidade para gerar mais receita ou fluxo na loja. Ao mesmo tempo, para mais de 40% dos respondentes, os franqueados apontam o comércio eletrônico como uma ameaça.
Mesmo com as discordâncias entre franqueadores e franqueados quando o assunto são canais digitais, estes representam, em média, cerca de 20,5% do faturamento das redes pesquisadas.
A prática mais comum no mercado de franquias, quando se fala em e-commerce mantido pela própria marca, é a cobrança de um percentual sobre a venda gerada pelo site (do total dos respondentes que disseram cobrar taxas, 85% adotam essa modalidade de cobrança).
O resultado mostra também que, para as redes que operam com as diferentes modalidades de canais (físicos e digitais), 27% não possuem qualquer integração entre eles.
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