sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Franquias superam faturamento pré-pandemia, aponta pesquisa

Continua após a publicidade

De acordo com a 6ª edição da pesquisa Franchising Frame, realizada no final de 2022, pela Praxis Business e o Grupo MD, 60,3% das redes de franquias ouvidas já superam faturamento anterior à pandemia. Entre as marcas entrevistadas, 47,3% estimaram fechar 2022 com um crescimento de mais de 15% em termos de “same store sales” na comparação com 2021.

Participaram do levantamento 131 franqueadoras do país que, juntas, somam cerca de 28,5 mil unidades de franquias de diferentes setores. O setor de alimentação representa 25,2% da amostra.

Continua após a publicidade

Novo jeito de fazer negócio

A pesquisa mostrou que 71% das redes franqueadoras adotaram mudanças em seus modelos de negócios, sendo que 54% passara a ter canais digitais ou práticas de omnicanalidade; 47% fizeram a digitalização de processos, produtos ou serviços; 39% adotaram modelos de negócios mais enxutos (com menos investimento); 29% adotaram novos produtos; e 24% adotaram novos serviços.

O maior desafio, hoje, está na gestão de pessoas nas unidades franqueadas. Em seguida, aparecem perfil do franqueado inadequado para o negócio, dificuldade para a venda de novas franquias, marketing na rede e baixo engajamento dos franqueados e suas equipes.

Entre os dez principais dificuldades, surge um item inédito, que ainda não havia aparecido nas pesquisas anteriores: gestão das redes sociais próprias ou dos franqueados.

Capacitação e desenvolvimento

A pesquisa aponta que o maior motivo de fechamento de franquias está associado ao comportamento do franqueado. No entanto, a capacitação recebeu poucos investimentos ao longo do último ano. Pouco mais de 45% das redes investem no máximo R$ 50 mil por ano em treinamentos, enquanto, apenas 16,7% aplicam mais de R$ 300 mil.

De acordo com Marilia Saveri, sócia da Praxis Business, as franqueadoras procuram franqueados com mais soft skills, como atitude e relacionamento, mas ainda é baixo o investimento em treinamento com foco em questões comportamentais. “O princípio do sistema de franquia é a transferência de conhecimento, como afirmar que isso está sendo feito se investimos tão pouco em capacitação?”, afirma.

Canais de venda: um desafio para as franquias

Para 53,7% dos respondentes, os franqueados enxergam o e-commerce como uma oportunidade para gerar mais receita ou fluxo na loja. Ao mesmo tempo, para mais de 40% dos respondentes, os franqueados apontam o comércio eletrônico como uma ameaça.

Mesmo com as discordâncias entre franqueadores e franqueados quando o assunto são canais digitais, estes representam, em média, cerca de 20,5% do faturamento das redes pesquisadas.

A prática mais comum no mercado de franquias, quando se fala em e-commerce mantido pela própria marca, é a cobrança de um percentual sobre a venda gerada pelo site (do total dos respondentes que disseram cobrar taxas, 85% adotam essa modalidade de cobrança).

O resultado mostra também que, para as redes que operam com as diferentes modalidades de canais (físicos e digitais), 27% não possuem qualquer integração entre eles.

Leia também: Banco Central dos EUA divulga ata que indica recessão econômica em 2023

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:58 am
Anoitecer
05:50 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
02/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
03/11
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
04/11
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
05/11
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Brasil, terra do Saci: vamos celebrar nosso folclore!

Leia também