O Espírito Santo se destaca por suas paisagens naturais e construções arquitetônicas impressionantes. Com o tempo, porém, até as vistas mais espetaculares podem se tornar rotineiras, perdendo o impacto no dia a dia.
É aí que uma nova perspectiva se revela valiosa. Além de permitir redescobrir o que já encanta moradores e turistas, ela possibilita observar as belezas capixabas sob ângulos inéditos, destacando detalhes, formas e impressões que muitas vezes passam despercebidos, mesmo em locais já famosos.
O fotojornalista do Folha Vitória, Thiago Soares, opera o drone da Rede Vitória durante a semana, com participações ao vivo no telejornal ES no Ar. Sua atuação vai além da cobertura de fatos em tempo real: ele também captura paisagens deslumbrantes de pontos de vista únicos, incluindo vários cartões-postais do estado.
A pedido do Folha Vitória, Thiago selecionou uma série de fotografias que mostram como ele enxerga, no seu dia a dia, os principais atrativos turísticos capixabas.
Catedral Metropolitana de Vitória
A jornada começa no Centro da capital, na Praça Dom Luiz Scortegagna, onde está um dos monumentos mais emblemáticos do estado: a Catedral Metropolitana de Vitória.
Erguida a partir de 1918 e inaugurada em 1933, a catedral é um marco arquitetônico para o Espírito Santo. Localizada no coração da capital, é um ponto onde cultura e espiritualidade se encontram.
Convento da Penha
Outro local de beleza singular é o Convento da Penha, em Vila Velha. Fundado em 1568, o convento é uma das edificações mais belas e simbólicas do período colonial, tanto no estado quanto em todo o Brasil.
Cercado por vegetação e com uma vista excepcional de Vila Velha e Vitória, figura entre os pontos turísticos mais visitados do Espírito Santo.
Pedra do Lagarto
Quem visita Domingos Martins se encanta com a arquitetura de influência alemã, com as belas cerejeiras de Pedra Azul e também com a icônica Pedra do Lagarto.
A formação recebe esse nome por sua semelhança com um lagarto escalando a montanha. Segundo a lenda, o animal teria sido petrificado por jovens aventureiros. A verdade é que, envolta pela neblina, a rocha se transforma num cartão-postal perfeito do estado.
Curva da Jurema
Uma das praias mais populares de Vitória também pode passar despercebida por muitos moradores, já acostumados a vê-la diariamente.
A paisagem se transforma radicalmente quando a Curva da Jurema é observada de cima, revelando a harmonia entre a cidade e o litoral, que formam uma bela composição.
Ponte da Madalena e Rio Jucu
Muito apreciada pelos ciclistas, a Ponte da Madalena, sobre o Rio Jucu em Vila Velha, já tem beleza singular quando vista de perto, e ganha outra dimensão observada do alto.
As imagens mostram como o cenário natural se integra às atividades humanas na região, com destaque para a prática de esportes.
Penedo
Oficialmente parte de Vila Velha, o Penedo também embeleza a paisagem para quem passa pelo Centro de Vitória. A montanha se destaca em meio ao mar e aos navios.
Verdadeiro cartão-postal da região metropolitana, a montanha se torna ainda mais bela durante a noite.
Píer da Enseada do Suá
Às vezes é fácil se perder entre as diversas opções de lazer na Enseada do Suá. A Praça do Papa, o Shopping Vitória, um passeio de barco, quem sabe?
A verdade é que o píer da Enseada do Suá também serve como ponto de encontro para amigos que querem se conectar com a natureza e contemplar um pôr do sol deslumbrante.
Praia da Costa
Nenhum roteiro por Vila Velha está completo sem uma visita à Praia da Costa, um dos principais atrativos turísticos da cidade.
Para os visitantes, a tonalidade da água é simplesmente hipnotizante. Sendo uma das praias mais frequentadas do estado, é um ponto turístico memorável.
Farol de Santa Luzia
Uma verdadeira viagem histórica e cultural, o Farol de Santa Luzia guarda segredos e belezas impressionantes.
Rodeado pelo mar azul da Praia da Costa e por muita vegetação, é um local que às vezes passa despercebido por quem conhece pouco Vila Velha. Vista do alto, sua estrutura se torna um monumento inesquecível.







