O World Travel Awards 2025, conhecido como o “Oscar do Turismo”, é uma premiação internacional que destaca destinos e experiências de destaque no setor de viagens. O Brasil está entre os indicados em três categorias globais: Melhor Destino de Cruzeiros, Patrimônio Histórico e Natureza.
Os vencedores serão anunciados em 6 de dezembro, durante a cerimônia no Bahrein. A decisão será tomada por votos de profissionais do setor, da imprensa especializada e de consumidores cadastrados no site oficial do WTA.
Fundado em 1993, em Londres (Reino Unido), o World Travel Awards é tido como uma das iniciativas mais conceituadas da indústria turística, reconhecendo a excelência em segmentos que vão de viagens e hospitalidade a eventos e destinos. A disputa ocorre em fases regionais e culmina numa final global com os vencedores de cada continente.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, convocou o público a participar da votação (site do WTA) e ressaltou a importância do reconhecimento internacional para o país. Segundo ele: “As indicações do Brasil refletem o acerto das várias ações que desenvolvemos para reforçar a nova imagem do país ao mundo, bem como avançar na conectividade aérea. Esse reconhecimento coroa o sucesso que estamos alcançando no turismo, em que seguidos recordes vêm sendo quebrados.”
O desempenho recente do turismo brasileiro confirma esse avanço: o país ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 7 milhões de visitantes internacionais em um único ano. Entre janeiro e setembro, foram 7.099.237 viajantes, total 45% superior ao registrado no mesmo período de 2024, superando a projeção do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que apontava 6,9 milhões de turistas estrangeiros para 2025.
Brasil se sobressai na etapa sul-americana do “Oscar do Turismo”
A cidade do Rio de Janeiro (RJ), um dos cartões-postais do país, destacou-se na fase da América do Sul do World Travel Awards 2025, cujos vencedores foram divulgados em outubro. A capital fluminense garantiu três troféus: melhor destino de praia, melhor destino para “city break” (viagem curta) e melhor destino de eventos e festivais.
O Brasil também teve destaque na hotelaria da região. O Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte (BA), foi eleito melhor resort de praia; o Clara Arte Resort, em Inhotim (MG), recebeu o prêmio de melhor resort para famílias; e a cobertura do Copacabana Palace (RJ) conquistou o título de melhor quarto de hotel da América do Sul.
Além do prêmio do WTA, o Rio de Janeiro tem obtido visibilidade internacional em outras pesquisas. Em levantamento do Google Flights citado pela revista Travel + Leisure, a cidade apareceu como o destino internacional mais buscado por turistas dos Estados Unidos para as férias de fim de ano, com base nas buscas por voos para o período entre 21 de dezembro e 4 de janeiro.








