A LATAM Airlines Brasil fechou o terceiro trimestre de 2025 com a maior participação no mercado doméstico dos últimos 15 anos. Entre julho e setembro, a empresa alcançou 41,02% do mercado aéreo nacional, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Trata-se do melhor resultado desde 2010, quando obteve 42,95%.
Redação do Diário, com assessorias
A taxa média de ocupação dos voos da LATAM no período atingiu 86,4%, superando todas as concorrentes no mercado doméstico brasileiro.
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, destacou que a liderança da companhia no trimestre, a maior em 15 anos, é reflexo da eficiência operacional e dos investimentos realizados no país neste ano. Ela ressaltou que a operação recorde em 59 destinos domésticos e a expansão estratégica da malha reforçam o compromisso da empresa de conectar clientes e incentivá-los a “ir mais alto”.
Setembro histórico
O desempenho trimestral foi impulsionado por setembro, quando a companhia registrou 40,96% de participação, o maior índice para o mês desde 2010, e apresentou uma taxa de aproveitamento de 85,3%.
Expansão e novas bases
Desde 2021, a LATAM ampliou sua presença de 44 para 59 aeroportos no Brasil, consolidando-se como a companhia aérea que mais investe na aviação nacional. No primeiro semestre de 2025, a empresa elevou em 8,5% a oferta doméstica de assentos (ASK) e prevê encerrar o ano com crescimento entre 9,5% e 10,5%.
Ao longo deste ano, a companhia inaugurou sete novas bases: Pelotas (RS), Fernando de Noronha (PE), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Bonito (MS), Dourados (MS) e Parnaíba (PI).
No âmbito internacional, a LATAM mantém a liderança partindo do Brasil, com voos próprios para 90 destinos e previsão de aumento da oferta de até 11%. Entre as novidades estão rotas já inauguradas (Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires e Porto Alegre–Buenos Aires) e trechos programados, como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
Conforme a ANAC, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional desde 2021. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi eleita a companhia aérea preferida dos viajantes corporativos pela Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).








