O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo teve desempenho acima da média nacional ao comparar o segundo trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024 e com o primeiro trimestre de 2025.
Desempenho e comparativos
O crescimento do turismo em relação a 2024 também se destacou: no primeiro trimestre de 2025, o Espírito Santo registrou o quarto maior avanço do país, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Enquanto o Brasil cresceu 2,2% na comparação entre o 2º trimestre de 2025 e 2024, o Estado avançou 3,4%.
Na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2025, o Espírito Santo acumulou alta de 2,3%, enquanto o Brasil cresceu 0,4%.
Impacto do setor agrícola
Segundo a coordenadora de Estudos Econômicos do IJSN, Edna Morais Tresinari, o aumento de 3,4% em relação ao trimestre anterior poderia ter sido maior se não fosse um efeito previsto na agricultura: a demissão de trabalhadores após o fim da colheita de café no Estado.
O encerramento da colheita do conilon em maio e a natureza sazonal das contratações resultaram em desligamentos em junho e julho, provocando retração de 3,8% no setor agrícola em relação ao mês anterior, o que limitou o avanço da indústria, que foi de 5,2%.
Turismo e setor de serviços
O turismo funcionou como componente relevante para o desempenho do setor de serviços, segundo levantamento do IJSN.
O diretor-geral do IJSN, Pablo Silva Lira, informou que será divulgado em breve um boletim com detalhes sobre o desempenho do setor no segundo trimestre e adiantou que, no primeiro trimestre de 2025, o Espírito Santo alcançou a quarta posição no ranking de crescimento interanual do volume das atividades turísticas.
Isso indica que o aumento do volume das atividades turísticas no Estado, entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, superou o registrado em unidades federativas como Bahia, Ceará, São Paulo e Pernambuco.
O índice considera o número de visitantes a um destino, os gastos desses turistas e a intensidade das atividades que desenvolvem.
Lira ressaltou que, desde o final de 2024, o setor turístico do Espírito Santo tem apresentado desempenho relevante, especialmente em comparação com a Bahia.








