Uma análise realizada pela Blau Student Housing, baseada nos dados dos últimos 90 dias do Google Trends e Google Analytics, indica que as buscas por “estudar em Barcelona” tiveram um aumento significativo de 1000% em junho de 2025 no Brasil. Embora as pesquisas por esse termo tenham permanecido estáveis nos meses anteriores, houve um crescimento repentino nas últimas semanas do mês.
Entre os termos mais procurados pelos brasileiros estão também “curso de espanhol na Espanha” e “faculdade”. Segundo o relatório StudiesIn 2022/2023, a Espanha é atualmente um dos principais destinos acadêmicos para estudantes da América Latina, com Barcelona se destacando como um polo atrativo do país. A cidade possui mais de 200 mil estudantes universitários, sendo aproximadamente 19% internacionais, e abriga instituições como a Universitat de Barcelona, classificada entre as 200 melhores do mundo no ranking Times Higher Education 2024.
Networking sem sair de casa
Para atender à crescente demanda internacional, residências estudantis como a Blau Student Housing estão ampliando suas estruturas para oferecer mais do que apenas moradia. Os residentes podem participar de aulas de idiomas, oficinas artísticas, sessões de cinema, festas temáticas, e desfrutar de instalações como piscina e sala de jogos, além de atividades externas como visitas à praia.
De acordo com Daniel Ferrer, CEO da Blau Student Housing, “implementamos diversas iniciativas, tanto no edifício quanto em atividades externas, para que nenhum estudante perca a oportunidade de fazer networking. Acreditamos que as residências estudantis são o ambiente ideal para ampliar as oportunidades profissionais”.
Assim, viver em uma residência estudantil se transforma em uma maneira inteligente de potencializar a experiência universitária no exterior, permitindo a criação de conexões e o aprendizado contínuo, preparando os estudantes para o futuro desde o primeiro dia.