A Record anunciou que o Esporte Record contará com um comentarista desenvolvido por inteligência artificial. Batizado de Toninho da ResenhIA, ele tem como objetivo dinamizar a interação entre os apresentadores Cleber Machado e Paloma Tocci.
A emissora divulgou a novidade em um comunicado, informando que o “novo contratado” começa a trabalhar já no próximo domingo.
“A inteligência artificial se torna cada vez mais comum em diversos setores, inclusive no jornalismo. Os telespectadores da Record verão como esse recurso pode agregar valor às transmissões, com maneiras inovadoras de apresentar informações”, diz o comunicado.
“A equipe do Esporte Record ganha mais um integrante: Toninho da ResenhIA, comentarista em IA que, semanalmente, discutirá os principais lances do futebol e avaliará a situação dos clubes. Neste domingo, ele analisará as perspectivas do São Paulo para a temporada e a aguardada estreia de Gabigol no Santos”, complementa a nota.
Além de Machado e Paloma, o programa também recebe as análises de Dodô, Maurício Noriega e Sálvio Spínola.
Experiência anterior
A emissora já havia usado inteligência artificial antes, nas transmissões de A Fazenda 17. Desde o início do confinamento, a produção investiu em animações e vinhetas criadas com a tecnologia. Até a apresentadora Adriane Galisteu ganhou uma versão gerada por IA em uma abertura do reality.
Na época, internautas reagiram nas redes sociais ao uso do recurso pela Record. “Deve ser uma alegria para a Record ver a IA avançando”, comentou Alexandre França, no X. “O ChatGPT está realmente dominando tudo”, brincou Guilherme Heverton. “A IA está tomando conta”, concordou Alan Duarte.
“A Record dispensou toda a equipe e ficou só com os apresentadores?”, questionou um usuário chamado Xaidinho. “Vendo a Record usar IA, fico mais convicto de que o remake de Os Mutantes está a caminho”, ironizou Everton Cavalcanti.





