O vice-presidente do Android no Google, Sameer Samat, destaca a importância de reavaliar a abordagem da graduação em Ciência da Computação. Para ele, o curso deve enfatizar a capacidade de resolver problemas complexos ao invés de apenas ensinar programação.
O Valor da Ciência da Computação
Samat, formado em Ciência da Computação pela UC San Diego, argumenta que ferramentas como o Codex, que automatizam a geração de códigos, estão levando muitos jovens a questionarem o investimento em um curso superior na área. Segundo ele, a verdadeira essência da graduação está em desenvolver habilidades de resolução de problemas.
“Definitivamente, não é só aprender a programar”, diz Samat. “É, na minha opinião, a ciência de resolver problemas.”
A Influência da Inteligência Artificial
Com o avanço da inteligência artificial, Samat reconhece que aprender a programar continua sendo relevante, mas os estudantes devem integrar suas paixões pessoais ao trabalho para se destacarem. “Os estudantes precisam trazer outras paixões para o trabalho, algo que os motive a ir além.”
Trajetória de Sucesso
No início de sua carreira, Samat fundou duas startups, uma das quais o conectou a Sergey Brin, cofundador do Google. Ele acredita que a combinação de conhecimento técnico com interesses pessoais é crucial.
“Foi ao empreender que aprendi muito do que aplico até hoje”, compartilha o executivo. Ele conclui afirmando a importância de se tornar especialista em um assunto que realmente empolga. “Torne-se um especialista nos 5% que mais entendem de um assunto. Isso sim faz a diferença.”