A Apple está ampliando seus esforços para aprimorar a proteção e segurança contra furtos e roubos de iPhones com o novo sistema operacional. O iOS 26, em fase de testes no Brasil, promete trazer novos recursos, como ocultação de aplicativos via reconhecimento facial, encaminhamento automático de SMS para pastas de spam e um novo gerenciamento de senhas.
O lançamento chega em um momento em que o Brasil lidera o uso do recurso “Proteção para Dispositivo Roubado”, ativado por mais de 60% dos usuários, em comparação com a média mundial de 50%. Esse recurso eleva a segurança exigindo reconhecimento facial e código de acesso para desbloquear o aparelho, dificultando também o acesso a componentes caros, como tela e sensor facial, em caso de roubo ou furto.
Compatibilidade e Disponibilidade
A versão beta pública do iOS 26 é compatível a partir do iPhone SE (2ª geração) e iPhone 11. Além do iOS, outras versões beta dos sistemas operacionais da Apple, como o iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e tvOS 26, foram disponibilizadas. A previsão é que a versão final seja lançada entre setembro e outubro.
Principais Novidades do iOS 26
- Proteção para Dispositivo Roubado: Agora, a proteção contra roubos vem ativada de fábrica e oferece configuração opcional para aumentar a segurança.
Além disso, será possível ocultar aplicativos, que não estarão visíveis na tela inicial, e suas notificações também serão ocultadas. Estes aplicativos ficarão numa pasta especial na Biblioteca de Apps, acessível apenas por reconhecimento facial.
Avanços no Aplicativo Senhas
O app Senhas agora apresenta um histórico completo e oferece suporte à autenticação de dois fatores (2FA) com preenchimento automático de códigos de verificação por SMS, inclusive para aplicativos de terceiros. O app também cria senhas complexas e as salva automaticamente.

Triagem de Ligações
O novo serviço de triagem de ligações, disponível em idiomas como o português, permite ao usuário receber informações de chamadas de números desconhecidos, convertedas em texto, antes de decidir atendê-las.

Gerenciamento de Mensagens e Rastreadores
No iOS 26, mensagens de spam são direcionadas automaticamente para uma pasta especial, ajudando a prevenir golpes, enquanto mensagens de desconhecidos ficam organizadas em uma seção própria.

O Safari agora informa sobre rastreadores nas páginas visitadas através de um Relatório de Privacidade, usando aprendizado de máquina para proteger a privacidade dos usuários.









