Microsoft apresenta o Mu, a IA compacta para as configurações do Windows 11
A navegação pelos menus e submenus das Configurações do Windows é familiar para muitos usuários. Pensando nisso, a Microsoft lançou o Mu, um modelo de linguagem de pequeno porte (SLM) projetado para atuar como um assistente inteligente dentro do aplicativo de Configurações do Windows 11, com o objetivo de tornar a interação mais simples e eficiente.
Mu: uma nova IA para otimizar as configurações do Windows
Após apresentar, no ano passado, os recursos Copilot+ para PCs equipados com Unidades de Processamento Neural (NPU) capazes de mais de 40 TOPS e o modelo on-device Phi-Silica, a Microsoft avança agora com o Mu. A proposta é integrar um assistente de IA à busca das Configurações, que compreende comandos em linguagem natural para localizar rapidamente as opções desejadas.
Atualmente, o Mu está disponível para usuários do programa Windows Insiders no Canal Dev que tenham um PC Copilot+, incorporando inteligência artificial diretamente em uma das áreas mais complexas do sistema operacional.
Desenvolvido para máxima eficiência nos PCs Copilot+
Semelhante ao Phi-Silica, o Mu foi criado para operar de forma eficiente no hardware dos PCs Copilot+, aproveitando o potencial das NPUs. Com isso, consegue atingir uma velocidade superior a 100 tokens por segundo, proporcionando respostas quase instantâneas sem a necessidade de conexão com a nuvem.
Na publicação oficial no blog da Microsoft, foram revelados detalhes técnicos que evidenciam o foco na performance do modelo:
- Modelo: Encoder-decoder com 330 milhões de parâmetros.
- Eficiência: Latência 47% menor no primeiro token e velocidade de decodificação 4,7 vezes maior em relação a modelos semelhantes apenas decoder.
- Otimização: Compartilhamento de “pesos” entre componentes para reduzir o número de parâmetros.
- Treinamento: Realizado com GPUs NVIDIA A100 via Azure Machine Learning.
- Desempenho: Apesar de compacto, o Mu apresenta desempenho próximo ao do modelo Phi-3.5-mini, otimizado para tarefas similares.
O Mu é especialmente eficiente em buscas que envolvem várias palavras. Para pesquisas mais curtas ou parciais, o sistema mantém os métodos tradicionais de pesquisa lexical e semântica.
Como testar a nova inteligência artificial
Usuários interessados em experimentar o assistente devem participar do programa Windows Insider, com o Build 26120.3964 (KB5058496) ou superior instalado em um PC Copilot+.