Declarações de Masahiro Sakurai sobre inteligência artificial gerativa
Masahiro Sakurai, renomado diretor de jogos como Kirby e Super Smash Bros., atualmente trabalha no desenvolvimento de Kirby Air Riders para o Nintendo Switch 2. Em uma entrevista recente ao portal japonês ITmedia Business Online, Sakurai comentou sobre o uso de inteligências artificiais (IA) generativas no desenvolvimento de jogos triple A, abordando os impactos dessa tecnologia na indústria dos games.
Percepções sobre o ciclo de desenvolvimento de jogos
Após a tradução da entrevista ser compartilhada em mídias ocidentais, surgiram interpretações de que Sakurai apoiava o uso de IA para tornar o desenvolvimento mais eficiente, visto que o processo está se tornando cada vez mais longo e insustentável. Contudo, o jornalista Kite Stenbuck, que é fluente em japonês, explicou que houve uma nuance na tradução original. Na verdade, Sakurai apenas observou que algumas empresas estão adotando IA por razões práticas, sem necessariamente aprovar ou defender essa prática, destacando que o uso de IA pode não ser algo positivo em si. (Fonte: Kotaku)
Devido às complexidades do idioma japonês, que possui muitas sutilezas, a interpretação das declarações de Sakurai pode variar entre diferentes leitores, mantendo o debate sobre o uso de IA no desenvolvimento de jogos ativo e aberto a diferentes opiniões.
Kirby Air Riders 2 deve ser lançado em 2025
Enquanto muitos fãs aguardam um novo título de Super Smash Bros., Sakurai está focado na sequência de Kirby Air Riders, um jogo de corrida lançado originalmente no GameCube. A nova versão está prevista para ser lançada ainda em 2025, mesmo com o lançamento do sucessor do Nintendo Switch, o Switch 2, que também trouxe novos títulos como Mario Kart World.