Os usuários do WhatsApp já podem escrever para o ChatGPT como se fosse um contato adicional. A OpenAI, desenvolvedora da ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa mais popular, chegou a um acordo com a Meta, proprietária do WhatsApp, para integrar seu recurso no aplicativo de mensagens mais utilizado na Europa.
Para começar a usá-la, basta salvar como contato este número: +1 (1) (800) 242-8478. Caso o acesso seja feito a partir dos EUA, é necessário remover o código do país, ficando assim: 1-800-242-8478.
Uma vez salvo, o usuário pode escrever para o WhatsApp e iniciar uma conversa de texto como de costume. A intenção da OpenAI é assim incorporar aqueles usuários que não têm o aplicativo ChatGPT baixado no celular, ou que acham confuso ter que entrar nele sempre que querem fazer uma consulta.
A versão para o WhatsApp do ChatGPT, no entanto, não é tão potente quanto o aplicativo. Existem algumas coisas que não podem ser feitas por esse meio. Por exemplo, não é possível consultar a internet para fazer buscas em tempo real (por exemplo, o que aconteceu nesta manhã no Congresso), portanto, os textos que gerarão serão baseados no banco de dados com o qual o modelo foi treinado. Também não é possível mostrar imagens para comentá-las, como pode ser feito nas últimas versões da ferramenta. Nem usar o modo voz, que permite falar com o ChatGPT.