O Google iniciou os testes da primeira versão da prévia do Android 16 para desenvolvedores. Essa novidade foi anunciada na última terça-feira e surge um mês após o lançamento do Android 15 para dispositivos Pixel. De acordo com o cronograma da empresa, a versão beta pública do Android 16 está programada para ser disponibilizada em janeiro de 2025, com um lançamento definitivo previsto após abril, normalmente durante o evento anual I/O.
A prévia do Android 16 traz inovações significativas, como a ampliação da biblioteca de fotos e melhorias no compartilhamento de dados médicos dentro de aplicativos. Matthew McCullough, o responsável pela área de Desenvolvedores Android, comentou em seu blog que esta versão marca o início de uma frequência maior na liberação de APIs do sistema operacional.
Com essa atualização, desenvolvedores poderão incorporar o seletor de fotos nativo do Android em seus aplicativos, facilitando a seleção de imagens e vídeos pelos usuários. Isso deverá otimizar o processo de compartilhamento, eliminando a necessidade de acesso completo aos arquivos do dispositivo ou à nuvem.
Adicionalmente, a prévia inclui uma versão inicial do aplicativo Health Connect, que traz APIs para suportar registros de saúde, possibilitando que aplicativos leiam e escrevam dados médicos no formato FHIR, com o consentimento do usuário. Essa funcionalidade promete integrar ainda mais os dispositivos e aplicativos voltados para a saúde com informações robustas dos usuários, semelhante ao que o aplicativo Saúde da Apple já faz.
Outro foco da prévia do Android 16 é a atualização do Privacy Sandbox, que substituirá o ID de publicidade existente, reforçando as preocupações com a privacidade dos usuários.