Em breve, usuários poderão solicitar que uma plataforma de inteligência artificial (IA) da Google faça compras em lojas digitais ou reúna resultados de pesquisas na internet. Segundo informações do site The Information, este é um dos projetos mais ambiciosos da empresa e seu lançamento pode ocorrer em breve.
De acordo com a reportagem, o novo serviço permitirá que a IA “tome o controle” do navegador, executando tarefas automatizadas em nome do usuário. As funcionalidades vão desde ações simples, como visitar sites e capturar telas, até tarefas mais complexas, como reservar passagens aéreas ou realizar compras online. O nome interno do projeto é Project Jarvis, possivelmente uma referência ao “mordomo” virtual de Tony Stark, o Homem de Ferro, no Universo Cinematográfico da Marvel.
Fontes do The Information indicam que o anúncio do Project Jarvis pode acontecer em dezembro deste ano, junto com a próxima geração do modelo de linguagem Gemini, que seria capaz de suportar esse tipo de controle. Até o momento, a Google não comentou sobre o assunto.
Inicialmente, o Project Jarvis funcionará apenas no navegador Google Chrome. Na fase atual, a IA seria capaz de executar tarefas com um atraso de “poucos segundos” enquanto processa os comandos.
Modelos de linguagem mais avançados poderão se integrar de forma mais eficaz a dispositivos eletrônicos, permitindo a realização de tarefas além da simples geração de conteúdo. Por exemplo, a nova versão do Claude, IA da Anthropic, já consegue realizar pequenas ações no computador do usuário, como mover o cursor e clicar em links.
Além disso, rumores indicam que a OpenAI pode lançar uma nova versão do modelo de linguagem do ChatGPT em dezembro, mas o CEO da empresa negou essa informação.