A fabricante sul-coreana de telefones Samsung Electronics lançará em 2024 um serviço de tradução em tempo real durante ligações, baseado em tecnologia de Inteligência Artificial (IA), afirmou um representante da empresa à AFP nesta sexta-feira (10).
Maior fabricante mundial de smartphones, com quase 20% das vendas globais entre julho e setembro – à frente da Apple, segundo a organização de monitoramento de mercado Counterpoint -, a Samsung é uma das várias empresas de tecnologia que investem bilhões no mercado de IA. Até o momento, esse investimento deu origem a “chatbots” que imitam a fala humana, ou a programas capazes de gerar imagens realistas.
O serviço de tradução em tempo real será incorporado ao novo modelo Galaxy, o principal telefone da Samsung, que será lançado no início de 2024, segundo o representante da empresa.
De acordo com o porta-voz, esse recurso permitirá “a tradução em tempo real de áudio e texto, enquanto os interlocutores estão on-line”, acrescentando que o número de idiomas disponíveis ainda será determinado.
A tradução será possível mesmo que um dos interlocutores não use um aparelho da Samsung.
Voz da IA?
Conversar com um estrangeiro, usando este serviço baseado em Inteligência Artificial, será “tão simples como ativar legendas” nas plataformas de visualização on-line, afirmou a Samsung em um comunicado à imprensa, destacando que as conversas privadas ficarão bloqueadas nos dispositivos.
Alguns analistas disseram que seria uma “conquista significativa” e um sinal de progresso tecnológico real, se a IA da Samsung puder oferecer tradução em tempo real das chamadas, mas levantam dúvidas sobre seu funcionamento.
“O processo completo vai durar pelo menos três ou quatro segundos, durante os quais a IA compreenderá o conteúdo original e o traduzirá para uma língua estrangeira para, depois, verbalizá-lo para um ouvinte”, declarou Lee Won-kang, diretor para Coreia do Sul da “startup” de tecnologia de tradução XL8, baseada em IA. “Teremos que ver e usar para ver se é bom, inclusive se o conteúdo traduzido será falado na voz da IA, ou na voz original.”
*Com informações da AFP publicadas pelo jornal O Globo