A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a ativação de estações de 5G em mais 102 municípios no Brasil, sendo seis destes localizados no Espírito Santo. A medida faz parte da expansão da rede de quinta geração de internet móvel no país, proporcionando maior conectividade e velocidade de acesso à internet para os usuários.
No Estado, os municípios de Alegre, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Itapemirim e Marataízes já podem solicitar a ativação do 5G. Para que o sinal do 5G chegue efetivamente às cidades contempladas, as operadoras responsáveis pela implantação precisarão realizar um planejamento cuidadoso em cada região.
A autorização para ativação das estações de 5G ocorreu durante a reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), realizada nesta quarta-feira (26).
A liberação da frequência 3.5GHz é fundamental para a operação do sinal, porém, em alguns locais, será necessária a adaptação dos equipamentos de transmissão da TV aberta, como a antena parabólica, para evitar possíveis interferências.
A implantação do 5G representa um avanço significativo na infraestrutura de telecomunicações do país, impulsionando a conectividade e viabilizando o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços que prometem revolucionar a forma como nos comunicamos e utilizamos a internet.