A forma como o algoritmo do Instagram determina o que cada usuário verá em seu feed e na sessão “Explorar” nem sempre é revelada de forma transparente. Todo esse mistério pode levar a diversas dúvidas e questionamentos sobre o funcionamento da Inteligência Artificial (IA) por trás dessas decisões.
Assim como muitas outras plataformas de mídia social, o Instagram mantém em sigilo detalhes específicos sobre seu algoritmo e sobre o modo como ele opera.
Apesar disso, o algoritmo do Instagram desempenha um papel crucial na seleção e excelência do conteúdo exibido aos usuários, ele garante que sejam apresentados reels relevantes, com base nos interesses e comportamentos anteriores dos usuários, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.
Isso porque o algoritmo do Instagram considera os padrões de comportamento do usuário e o comportamento coletivo da comunidade para identificar as tendências e os conteúdos populares.
Dessa maneira, se determinado tipo de reels está recebendo um alto engajamento de outros usuários, o algoritmo pode aumentar sua visibilidade, exibindo-o para um público mais amplo.
Embora a empresa forneça algumas diretrizes gerais sobre os fatores que podem influenciar a seleção de conteúdo, como interesses específicos e popularidade do conteúdo, os detalhes precisos de como esses fatores são ponderados e combinados são, na maioria das vezes, desconhecidos.
Apesar disso, os mistérios que envolvem o algoritmo do Instagram e do Facebook estão sendo gradualmente revelados, à medida que a empresa de Mark Zuckerberg reconhece a importância da transparência e parece trabalhar para tornar suas plataformas mais acessíveis e compreensíveis para os usuários.
Esses esforços incluem iniciativas para fornecer aos usuários mais controle sobre o conteúdo que veem e como ele é apresentado.
Por exemplo, as plataformas estão implantando configurações que permitem que os usuários possam indicar seus interesses e ajustar as configurações de exibição, personalizando sua experiência. Isso permite que os usuários tenham um papel mais ativo na escolha do conteúdo que desejam ver em seu feed.
Atualmente, os usuários têm a capacidade de selecionar o conteúdo que não desejam ver nas plataformas do Instagram e do Facebook por meio do recurso “Não tenho interesse”. O botão em questão oferece aos usuários uma forma de gerar feedback sobre o conteúdo que lhes é apresentado, indicando que não desejam ver mais postagens semelhantes em seu feed.
Além das opções existentes, como o botão “Não tenho interesse”, a Meta, empresa por trás do Instagram e do Facebook, está comprometida em fornecer ainda mais transparência em relação à forma como o conteúdo é selecionado e apresentado aos usuários.
De acordo com a Meta, as próximas atualizações das plataformas têm como objetivo oferecer aos usuários informações mais completas sobre como determinado conteúdo chega até eles.
Nesse sentido uma das iniciativas é o aprimoramento de um recurso, que é o botão “Por que estou vendo isso?”. Ao selecionar essa opção, os usuários receberão informações claras e específicas sobre os fatores que foram primordiais para a seleção e exibição de postagens ou anúncios em seu feed.
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