O ano de 2024 tem sido marcado por um aumento significativo de mortes no trânsito do Espírito Santo. Segundo o Observatório da Segurança Pública do Estado, entre janeiro e agosto deste ano, 643 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no território capixaba. Diante desse cenário alarmante, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promove uma intervenção urbana na orla da praia de Camburi, em Vitória, como parte da Semana Nacional de Trânsito, que começa nesta quarta-feira (18).
A intervenção tem como objetivo sensibilizar a população e promover a reflexão sobre a gravidade das fatalidades no trânsito. O monumento, localizado no segundo bolsão de estacionamento da orla, perto da academia Wellness, simboliza a quantidade aproximada de vidas perdidas nas estradas do Espírito Santo, criando um impacto visual e emocional para os visitantes.
A instalação é composta por uma linha do tempo com manchetes de jornais, imagens impactantes e um livro de compromissos, onde os visitantes podem assinar, prometendo um comportamento mais seguro no trânsito. A exposição busca envolver as pessoas em uma experiência sensorial, fazendo com que reflitam sobre a necessidade de mudança de atitudes no trânsito.
Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro. Durante esse período, campanhas e ações são voltadas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, destacando a responsabilidade de todos em tornar o trânsito menos violento.
Dados do Observatório de Segurança Pública:
Link para o relatório de mortes no trânsito