Entre sexta-feira (26) e sábado (27), ocorreu a entrega de 172 celulares nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha como parte da primeira fase do Projeto Recupera. Outros 49 aparelhos serão entregues nos próximos dias, após o envio de 502 intimações. O projeto visa recuperar celulares roubados e furtados, restituindo-os aos legítimos proprietários.
O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, destacaram a importância da iniciativa, que inclui ações para conscientizar e notificar os possuidores de celulares com restrições de roubo. Aproximadamente 40% dos celulares foram recuperados nesta fase inicial.
As intimações foram enviadas via WhatsApp entre quarta (24) e quinta-feira (25), com prazo de devolução até sábado (27). Os aparelhos serão devolvidos aos proprietários após procedimentos adequados.
O Projeto Recupera continuará em outras localidades e utiliza tecnologias avançadas para rastreamento e identificação, contando com a colaboração das operadoras de telefonia e autoridades de segurança pública. Vítimas de roubo ou furto de celular devem registrar um Boletim de Ocorrência com o número do IMEI para facilitar o rastreamento dos aparelhos.