Durante a Operação Integrada “Lei Seca” realizada no sábado (13), tanto na Região Metropolitana da Grande Vitória quanto no interior do Estado, 128 condutores recusaram-se a fazer o teste do bafômetro, enquanto três motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool. A fiscalização focou na proibição da combinação de álcool e direção em pontos estratégicos de abordagem em várias cidades, incluindo Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Viana, e postos da Polícia Rodoviária Federal em Viana, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Linhares e São Mateus.
A operação faz parte do calendário nacional de blitz com foco nessa temática e é um reforço importante nas fiscalizações de trânsito do programa “Força pela Vida”, anunciado recentemente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em resposta ao aumento significativo no número de mortes em acidentes de trânsito no estado.
Durante as oito horas de operação, as equipes compostas por agentes estaduais, federais e municipais abordaram 898 condutores em 12 pontos diferentes, resultando na emissão de 276 autos de infração por violações às leis de trânsito. Foram realizados um total de 898 testes de alcoolemia (bafômetro).
A operação integrada envolveu diversos órgãos, incluindo Detran|ES, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) através do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do 10º Batalhão da PM de Guarapari, Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) através da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES), Grupamento Tático Operacional (GTO) de Vitória, Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV), e Secretaria de Postura e Trânsito (SEPTRAN) de Guarapari.
Jederson Lobato, gerente de Fiscalização do Detran|ES, enfatizou a importância da cooperação entre os órgãos de trânsito para promover a segurança viária. Ele destacou que a intensificação do programa “Força pela Vida” visa ampliar as abordagens e dissuadir condutas irresponsáveis no trânsito, visando principalmente a preservação de vidas.
Além dos resultados mencionados, a operação resultou na apreensão de 105 veículos, além de um Auto de Prisão em Flagrante de um condutor por violar a suspensão do direito de dirigir judicialmente, resistência, desobediência, desacato e coação, conforme o Código Penal.
Os esforços do programa “Força pela Vida”, iniciado em 2019, são contínuos e integrados, focando não apenas na fiscalização rigorosa, mas também na educação para melhorar o comportamento dos motoristas e, consequentemente, reduzir os trágicos números de acidentes e mortes no trânsito.