A equipe de fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou duas blitzes no início desta semana, em Vitória e em Barra de São Francisco, focadas em motocicletas, flagrando um total de 27 infrações. As Operações de Fiscalização “Cavalo de Aço” visam reforçar a segurança dos motociclistas e combater a desobediência às normas de trânsito relacionadas a esses veículos.
Na segunda-feira (10), em Vitória, os agentes do Detran|ES, em parceria com a guarda municipal do Grupamento Tático Operacional (GTO), abordaram 28 motociclistas sob o viaduto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), resultando em 16 infrações autuadas. Já em Barra de São Francisco, na terça-feira (11), a operação foi realizada em dois pontos da cidade, em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Durante as abordagens, foram fiscalizadas 54 motocicletas e nove automóveis, com o registro de 11 infrações de trânsito.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou a importância das operações para reduzir os acidentes e mortes no trânsito, especialmente entre os motociclistas, que representam quase metade das vítimas fatais no estado. As infrações flagradas incluíram condutas perigosas, como condução sem habilitação válida, uso de calçados inadequados e problemas nos veículos, como licenciamento vencido e mau estado de conservação.
Lobato ressaltou a necessidade de formação para todos os condutores e destacou que os veículos com licenciamento vencido puderam ser regularizados no momento da abordagem, graças à opção de pagamento via Pix oferecida pelo Detran|ES. Essa medida evita a remoção dos veículos para o pátio, mantendo a multa prevista para a infração por licenciamento vencido.