O governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, anunciou nesta segunda-feira (20) o envio de 16 militares da Secretaria da Casa Militar para reforçar a segurança dos abrigos que acolhem as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, um helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo será despachado para auxiliar no resgate das vítimas deste desastre natural histórico.
“O povo capixaba é marcado pela solidariedade. Desde o início, estamos presentes no Rio Grande do Sul com tropas do nosso Corpo de Bombeiros. Agora, a Casa Militar se une a esse esforço enviando militares para reforçar a segurança nos abrigos, que atualmente estão recebendo centenas de pessoas afetadas pelas chuvas. Também estamos enviando um helicóptero do NOTAER para auxiliar nos resgates na região sul”, afirmou o governador Casagrande.
O Coronel Aguiar, secretário-chefe da Casa Militar, explicou que os militares já estão a caminho do Rio Grande do Sul e irão atuar em coordenação com as autoridades locais. “Os militares fornecerão apoio e segurança nos abrigos montados para ajudar os gaúchos. Eles se apresentarão ao subcomandante da Polícia Militar de Porto Alegre e serão designados para os abrigos mais necessitados de segurança. Planejamos fazer rodízio das equipes conforme a demanda”, destacou.
A chegada dos militares da Casa Militar ao sul está prevista para quarta-feira (22), quando iniciarão seus trabalhos. A previsão é que permaneçam em campo por 10 dias e retornem em seguida.
Nesta mesma segunda-feira, também chegaram ao Estado os militares da segunda equipe do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo que estavam em missão no Rio Grande do Sul. Eles foram recebidos no Quartel do Comando Geral da Corporação pelo governador Renato Casagrande, pelo vice-governador Ricardo Ferraço e pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas. Familiares dos militares também estavam presentes para saudar o retorno dos serviços prestados no sul.
Na última quinta-feira (16), o Espírito Santo enviou uma terceira equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul, composta por 12 militares e um cão de busca e resgate. Além disso, foram enviadas três Estações Portáteis de Tratamento de Água, que continuam em operação mesmo após o retorno das equipes. Duas estão em funcionamento em Encantado e uma permanece disponível no Quartel do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre.
“Enviamos três equipes do Corpo de Bombeiros, totalizando 38 bombeiros militares, três cães de busca e resgate da equipe k9, três estações de tratamento de água e equipamentos para o salvamento de pessoas e animais. Duas equipes já retornaram e a terceira permanece no solo gaúcho. Temos autorização contínua do governador para enviar tropas. Estamos à disposição para ajudar o povo gaúcho pelo tempo que for necessário”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.