Desde envolvidos diretamente nos ataques, até quem financiou e planejou, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu às autoridades brasileiras que descubram e punam todos os envolvidos na tentativa do golpe de 8 de janeiro de 2023.
Ao completar um ano dos ataques e vandalizações aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, na última segunda-feira (08), o porta-voz da entidade, Liz Throssell, divulgou em mensagem o pedido. No texto, ela afirma que a sociedade brasileira precisa “saber toda a verdade” sobre o ocorrido.
“Os ataques do ano passado, resultado de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por lideres políticos, sociais e econômicos, foram uma ameaça extremamente séria à democracia. As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para os que praticaram os ataques, nem para quem ordenou, financiou ou os facilitou”, pontuou
“Apelamos às autoridades para conduzirem investigações imparciais, eficazes e transparentes em tempo hábil para levar os responsáveis a responderem, em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais”, acrescentou.
Também na última segunda-feira (08), em seu discurso no evento Democracia Inabalada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma punição exemplar a todos que tiveram qualquer participação nos atos antidemocráticos. Lula ainda afirmou que o perdão “soaria como impunidade.”
*Com informações da Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui