15 de fevereiro de 2026
domingo, 15 de fevereiro de 2026

Médicos alertam sobre risco de surto de sarampo

Especialistas em saúde alertam para o risco de novos surtos de sarampo nas Américas. A Organização Pan-Americana da Saúde, escritório regional da ONU, informou sobre um aumento no número de casos registrados da doença em 2025.

Continua após a publicidade

No Brasil, mesmo sem um alerta oficial, 38 casos foram registrados no ano passado, sendo 36 deles em pessoas não vacinadas. A maioria das infecções aconteceu no estado do Tocantins, que somou 25 ocorrências.

A médica infectologista Ana Carolina D’Ettorres, da rede Unimed, destacou que o país enfrenta uma situação irregular na imunização desde 2019.

Continua após a publicidade

“Os dados sobre o sarampo são preocupantes. A meta de cobertura vacinal é de 95%, mas nos últimos anos ficou perto de 80%, o que realmente representa um risco de surtos”, afirmou a especialista.

Até o momento, o Espírito Santo não confirmou nenhum caso da doença, embora tenha registrado 97 notificações em 2025 e outras quatro em 2026, todas posteriormente descartadas. Ainda assim, a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, chamou a atenção para os riscos de infecção.

“Foram registrados dois casos em São Paulo e mais dois no Rio de Janeiro. Isso é extremamente preocupante. A partir de um caso importado, podemos ter contaminações secundárias”, enfatizou.

Diante desse cenário, a profissional defende a manutenção de uma vigilância ativa e que pessoas ainda não vacinadas busquem a imunização. “Observamos uma melhora na cobertura vacinal nos últimos anos no estado. No entanto, é fundamental que todos estejam com a vacinação em dia. A vacina integra o calendário oficial e não se destina apenas ao público infantil”, declarou.

Prevenção

Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, informou que metade dos casos atinge adultos com mais de 20 anos. Ela ressalta, porém, que uma parcela significativa tem origem em países vizinhos, e que medidas preventivas são essenciais para conter o avanço da doença.

“Nossa estratégia consiste em intensificar as campanhas de vacinação, assegurar a cobertura vacinal e identificar quem não foi imunizado, para então encaminhá-lo”, explica.

Cuidados necessários contra o sarampo

Sintomas

O sarampo se caracteriza por causar febre alta, conjuntivite, tosse, pequenas manchas esbranquiçadas no interior da boca e erupções cutâneas avermelhadas, que começam no tronco e pescoço e depois se espalham pelo corpo.

Nos casos mais graves, a doença pode afetar os pulmões e também o cérebro.

Quem pode se vacinar?

A imunização deve ser administrada nos primeiros meses de vida. A primeira dose precisa ser aplicada até a criança completar 12 meses, e a segunda dose deve ser dada até os 15 meses de idade.

No Brasil, metade da população não recebeu a primeira dose, e 80% está com a segunda dose em atraso.

No estado, a cobertura da primeira dose supera 96,92%, enquanto a da vacina tríplice viral alcança 82,22%.

Onde se vacinar

A vacina tríplice viral está incluída no calendário nacional de imunização. Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o documento de CPF na unidade de saúde mais próxima.

Continua após a publicidade

Vitória, ES
Temp. Agora
28ºC
Máxima
30ºC
Mínima
21ºC
HOJE
15/02 - Dom
Amanhecer
05:32 am
Anoitecer
06:18 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.66 km/h

Média
25ºC
Máxima
27ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
16/02 - Seg
Amanhecer
05:33 am
Anoitecer
06:17 pm
Chuva
0.29mm
Velocidade do Vento
4.8 km/h

O Mar de Monstros: Por que a sequência de Rick Riordan...

Ana Morelli Nunes

Leia também