19 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Espírito Santo registra 118 novos casos de câncer em crianças e adolescentes

Há algum tempo, discutir câncer em crianças não era uma prática comum. Hoje, a realidade é diferente. Segundo os últimos dados do Painel Oncologia Brasil (DATASUS), ligado ao Ministério da Saúde, quase doze mil novos casos (11.984) de câncer foram identificados em 2025 entre jovens de zero a dezenove anos no país. O ano anterior, 2024, registrou um número maior: 15.811 ocorrências. A SOBRASP – Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – consolidou essas informações em 15 de janeiro de 2026.

Continua após a publicidade

Os dados do DATASUS mostram que, devido ao tamanho continental do Brasil, a taxa de incidência da doença varia conforme a região. Analisando por estado, o Espírito Santo contabilizou 118 novos diagnósticos em 2025 envolvendo crianças e adolescentes residentes. Em 2024, o total foi de 295 casos. Segundo a SOBRASP, a luta contra o câncer infantojuvenil começa com conhecimento e atenção aos sinais, assegurando um atendimento seguro e maior bem-estar para os jovens e suas famílias, como destacou o pediatra e integrante da sociedade, Tiago Dalcin.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença na infância e adolescência normalmente atinge as células sanguíneas e os tecidos de suporte, correspondendo a cerca de 3% dos diagnósticos oncológicos no Brasil. Por ser constituído em grande parte por células embrionárias pouco diferenciadas, esse tipo de câncer costuma responder melhor aos tratamentos disponíveis. As causas não são completamente conhecidas, mas estima-se que cerca de 10% dos casos tenham ligação com alterações genéticas ou hereditárias. Nessa faixa etária, o câncer equivale a 3% de todos os registros da doença no país.

Continua após a publicidade

Sintomas e principais tipos de câncer

Os tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos; os tumores do sistema nervoso central; e os linfomas, que atingem o sistema linfático.

Os sinais do câncer infantil podem se parecer com os de doenças comuns na pediatria. “É fundamental observar sintomas que persistem sem uma causa aparente, como pele pálida, hematomas ou sangramento, dor nos ossos, nódulos ou inchaços – principalmente se não doerem e não vierem com febre –, perda de peso sem motivo, tosse que não passa, suor noturno e dificuldade para respirar. Também é crucial ficar atento a mudanças nos olhos, aumento do volume abdominal, dor de cabeça persistente ou intensa, vômitos matinais que pioram ao longo do dia, além de dor e inchaço em membros sem histórico de lesão”, detalha o pediatra.

A leucemia é o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes, representando cerca de 30% dos casos pediátricos.

Os principais cânceres nesta faixa etária são:

  • Leucemias (especialmente a LLA – Leucemia Linfoblástica Aguda): câncer da medula óssea, com manifestações como palidez, sangramentos e dor óssea.
  • Tumores do Sistema Nervoso Central (SNC): incluindo o meduloblastoma, marcado por dores de cabeça, vômitos e tonturas.
  • Linfomas: neoplasias que atingem o sistema linfático.
  • Neuroblastoma: tumor que compromete células nervosas, normalmente no abdômen.
  • Sarcomas (ósseos e de partes moles): como o osteossarcoma (atinge ossos longos) e o rabdomiossarcoma (envolve pernas e braços, além de cabeça e pescoço).
  • Retinoblastoma: câncer ocular raro, mais comum em crianças com menos de 5 anos.
Continua após a publicidade

Vitória, ES
Temp. Agora
32ºC
Máxima
31ºC
Mínima
23ºC
HOJE
19/02 - Qui
Amanhecer
05:34 am
Anoitecer
06:15 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h

Média
27ºC
Máxima
30ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
20/02 - Sex
Amanhecer
05:35 am
Anoitecer
06:15 pm
Chuva
2.09mm
Velocidade do Vento
9.16 km/h

Cordas para Tenistas Avançados

Reinaldo Olecio

Leia também