O Espírito Santo recebeu nesta quinta-feira a primeira remessa da vacina nacional contra a dengue, a Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan. Foram entregues 10.640 doses ao estado, que serão enviadas para as regionais de saúde e estarão disponíveis para retirada pelos municípios da Grande Vitória a partir da próxima segunda-feira.
Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, a vacina será aplicada nos profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS no estado, com idade entre 15 e 59 anos. A imunização vale independentemente de histórico prévio de dengue ou de ter recebido outras vacinas contra a doença.
A estimativa é vacinar 25.114 trabalhadores da APS no estado. Quanto ao fornecimento de novas doses, o governo federal informou, em guia técnico, que a distribuição será automática, conforme a quantidade disponibilizada pelo fabricante e após a liberação dos lotes pelo órgão de controle de qualidade.
O secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann, comemorou a chegada das doses como o início de um capítulo importante para a saúde pública local. Ele destacou que vacinar os profissionais da APS com um imunizante totalmente nacional é um marco significativo para o Brasil e para o Espírito Santo, abrindo uma nova fase para o SUS local no combate a essa doença de impacto público.
O secretário acrescentou que a campanha de imunização poderá começar assim que os municípios receberem as doses, seguindo as orientações do Programa Estadual de Imunizações. Na próxima segunda-feira, os municípios participarão de uma reunião preparatória para a estratégia de vacinação dos trabalhadores da APS, organizada pelo PEI.
A distribuição para as regionais de saúde Sul, Central e Norte começa na próxima segunda-feira, permitindo a retirada imediata pelas cidades dessas áreas. Os municípios da região metropolitana poderão buscar as doses na Central Estadual de Frio a partir da mesma data. A quantidade de doses para cada município será definida com base no número de profissionais da APS locais.
A expansão da vacinação para toda a população entre 15 e 59 anos está prevista para ocorrer de forma gradual ao longo do ano, conforme o Ministério da Saúde.
Público-alvo
Estarão incluídos nesta fase inicial:
- Profissionais de saúde que atuam em funções assistenciais e de prevenção nas unidades de APS do SUS, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentistas, equipes multiprofissionais, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
- Trabalhadores administrativos e de apoio que atuam dentro das Unidades Básicas de Saúde do SUS, incluindo recepcionistas, seguranças, equipes de limpeza, cozinheiros, motoristas de ambulância, entre outros.
Sobre o imunizante
Aprovada pela Anvisa no início de dezembro de 2025, a Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. Testada para pessoas de 12 a 59 anos e recentemente incorporada ao SUS, o imunizante confere proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
A distribuição oficial da Butantan-DV para os estados brasileiros, com o objetivo de imunizar os profissionais de saúde da APS, começou em 9 de fevereiro.
Este novo imunizante se soma à estratégia de vacinação contra a dengue que já está em curso desde 2024, quando o Brasil se tornou o primeiro país a oferecer uma vacina contra a doença no sistema público de saúde. O SUS continua a vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina de duas doses atualmente disponível, aplicada exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde.







