A Secretaria da Saúde (Sesa) comunicou que, até às 17h deste sábado (18), o sistema Vacina e Confia (VeC) registrou o total de 22.142 doses aplicadas no Dia D de Mobilização da Campanha de Multivacinação no Espírito Santo. Desse montante, 15.875 doses foram administradas em crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
O número superou a previsão da Sesa, que estimava cerca de 15 mil doses para o Dia D deste ano. O resultado torna-se ainda mais relevante ao ser comparado com o Dia D de 2024, quando o Estado registrou 13.996 doses aplicadas, um crescimento de 58,20% em um ano.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, comemorou a parceria entre o Estado e os municípios, o trabalho dos profissionais de saúde e a adesão das famílias, que contribuiram para esse importante desfecho.
Pela manhã, o governador Renato Casagrande acompanhou as ações do Dia D na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itaquari, em Cariacica, e destacou a importância de manter o cartão de vacina atualizado em qualquer idade. Casagrande afirmou que está sendo feito um chamamento de crianças, jovens e adolescentes para preservar a saúde da população. Disse também que existem 600 postos de vacinação nos 78 municípios capixabas para atender a todos e que o percentual de vacinados vem sendo recuperado após a queda provocada por informações falsas.
Sobre a Campanha
A Campanha de Multivacinação teve início em 6 de outubro em todo o Estado e ocorre de forma seletiva, com o objetivo de alcançar crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Nacional ou que possuem esquemas vacinais incompletos.
Além desse público, a estratégia também oferece a vacina contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados e a vacina contra o sarampo para pessoas de até 59 anos, bem como para profissionais de saúde com a situação vacinal desatualizada. A campanha segue até 31 de outubro.








