As últimas ações públicas do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, antes de se afastar do trabalho por questões de saúde, revelam princípios que, já em 1916, ressoavam desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora a política tenha sido criada mais de 70 anos após o falecimento do cientista, sua atuação é uma referência para o processo que levou o Brasil a ter a maior estrutura de saúde pública do mundo.
Essa influência levou a descobertas científicas e ações sociais que causam até hoje impactos positivos e motivou o Brasil a estabelecer a data de nascimento de Oswaldo Cruz, em 5 de agosto, como Dia Nacional da Saúde.
Ele morreu em fevereiro de 1917. Meses antes, foi nomeado prefeito de Petrópolis. No curto período em que exerceu a função, o sanitarista deixou um plano de governo que explicitava a ideia de que a saúde vai além da ausência de doenças e exige condições de vida dignas.
Além do saneamento básico em toda a cidade, o planejamento abrangia a organização dos serviços sanitários, melhorias na educação, que previa, inclusive, um censo de alfabetização, mais transporte público e estrutura e embelezamento urbano.
Valores alinhados com a saúde pública
Não foi só na atuação como prefeito da cidade fluminense que Oswaldo Cruz mostrou alinhamento de valores com a defesa da saúde como um bem público e que precisa ser universal. Esse foco esteve presente em toda a sua trajetória.
Legado no SUS atual
Os desafios enfrentados por Oswaldo Cruz no combate à febre amarela, varíola e peste bubônica, guardam semelhanças com algumas das batalhas atuais do SUS. Nessa lista, estão, por exemplo, a desinformação, a falta de financiamento e a desigualdade.
A historiadora Ana Lúcia Girão Soares de Lima, da Casa de Oswaldo Cruz, destaca que a saúde não deve ser vista apenas como ausência de doença, mas como um conjunto de condições que incluem moradia, trabalho e acesso aos serviços de saúde.
Ela afirma que, se estivesse vivo hoje, Oswaldo Cruz admiraria o SUS por ser um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, algo que reflete suas próprias lutas pela melhoria das condições de atendimento à população.








