O governo do Estado anunciou investimentos de R$ 67 milhões para obras de reforma e ampliação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 67 municípios capixabas. Esta é a segunda etapa do Plano Decenal APS +10. Na primeira etapa, foram autorizadas construções de 108 UBSs em 52 municípios, totalizando R$ 270 milhões investidos.
Investimentos em Unidades Básicas de Saúde
Atualmente, 14 UBSs foram concluídas e entregues pelo Governo do Estado, beneficiando municípios como São Roque do Canaã, Vila Velha, Pinheiros, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, Fundão, Sooretama, São Mateus, Apiacá e Cariacica. Além da expansão das UBSs, o governo lançou a Rede de Atenção à Saúde Bucal do Espírito Santo (RASB-ES), com o objetivo de disponibilizar serviços odontológicos à população.
O secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, destaca que a proposta é fortalecer a Atenção Primária à Saúde Bucal por meio da expansão, qualificação e consolidação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESB/ESF), estruturando-as em rede, de forma regionalizada e integrada.
Rede de Atenção à Saúde Bucal
A execução da RASB-ES conta com o apoio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), visando a qualificação e apoio à regionalização da rede, promovendo a integração entre os níveis de atenção, a equidade no acesso aos serviços e a melhoria dos indicadores de saúde bucal. Um dos destaques deste projeto é a implantação de novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs) e Serviços de Odontologia Hospitalar.
A plataforma “Conecta ICEPi”, desenvolvida em parceria entre o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e o Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS), visa aprimorar e garantir maior segurança e transparência aos processos de adesão dos municípios ao Qualifica APS.
Avanços na tecnologia e cooperação
O governador Renato Casagrande enfatiza a importância de parcerias efetivas entre o Estado e os municípios, afirmando que estas contribuem para a ampliação e melhoria dos serviços oferecidos à população. A plataforma Conecta ICEPi já está disponível na página de editais do Instituto (https://icepi.es.gov.br/editais/abertos).








