A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha está ampliando o acesso aos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, que anteriormente eram oferecidos apenas no Centro de Referência em IST/Aids, Hepatites Virais e Violência. Agora, os cidadãos podem agendar atendimentos nas Unidades de Saúde de Terra Vermelha e Ataíde.
A PrEP é uma estratégia de prevenção indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade ao HIV. Consiste na ingestão diária de um comprimido que contém uma combinação de medicamentos antirretrovirais, oferecendo uma proteção eficaz contra a infecção pelo vírus em casos de exposição.
É fundamental que as pessoas em uso de PrEP realizem acompanhamento médico regular. Isso inclui a realização de testes para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), garantindo assim a eficácia do tratamento e o monitoramento da saúde geral do paciente.
A ampliação dos serviços tem como objetivo facilitar o acesso e prevenir a transmissão do HIV, que é causado pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. Os munícipes interessados na profilaxia devem se dirigir às Unidades de Saúde de Terra Vermelha ou Ataíde, ou ao CR IST/Aids, localizado no bairro Olaria. Nesses locais, receberão orientações e poderão realizar a testagem rápida. Se atendidos os critérios necessários, o agendamento para o acompanhamento e o início da medicação será realizado.
Para assegurar um atendimento de qualidade, a Secretaria de Saúde capacitou as equipes multiprofissionais das Unidades de Saúde de Ataíde e Terra Vermelha sobre a profilaxia. Além disso, estão programadas para o próximo ano a oferta do serviço em mais duas Unidades de Saúde, ampliando ainda mais o acesso à prevenção do HIV na comunidade.