Quem deseja fazer uma das Residências em Saúde ofertadas pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para o próximo ano, já pode se inscrever no Exame Nacional de Residência (Enare), pelo site https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/exame-nacional-de-residencia-enare. As inscrições têm início nesta quarta-feira (07) e vão até 05 de setembro. Pelo ICEPi, são disponíveis vagas para 14 programas de residência.
O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que oferece oportunidades de vagas para residências nas áreas médica, multi e uniprofissional. O sistema oferta vagas em todo o Brasil e o candidato pode selecionar onde deseja fazer a formação, possibilitando ao instituto receber profissionais também de outros estados.
A prova acontece no dia 20 de outubro em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras, e o resultado é divulgado em 20 de dezembro. A nota obtida na prova equivale a 90% da nota final do candidato. Os outros 10% são determinados pela análise curricular, que pode incluir a formação acadêmica, publicações, participação em eventos acadêmicos, entre outros. Esse resultado sai no dia 07 de janeiro de 2025.
Depois, os candidatos têm três oportunidades para escolher a instituição onde desejam realizar a residência, com base na classificação e nas vagas disponíveis. O edital está disponível no site: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/exame-nacional-de-residencia-enare.
Confira o cronograma completo:
07/08 a 05/09/2024 – Período de inscrição
20/10/2024 – Aplicação do exame
20/12/2024 – Resultado do exame escrito
07/01/2025 – Resultado da análise curricular
21/01 a 22/01/2025 – 1ª oportunidade
24/01 a 27/01/2025 – 2ª oportunidade
29/01 a 30/01/2025 – 3ª oportunidade
Residências do ICEPi
Os Programas de Residências em Saúde do ICEPi são formações em serviço, com dedicação exclusiva de 60 horas semanais para a formação de especialistas em áreas profissionais estratégicas, comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS).
As formações seguem uma visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. O processo de formação é baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária dedicada para atividades práticas e 20% dedicada para a abordagem de temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
As residências fazem parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Conheça: https://icepi.es.gov.br/programas-de-residencias-medicas-e-multiprofissionais.
Os Programas de Residências Médicas são:
Medicina de Família e Comunidade
Psiquiatria – Região Metropolitana
Psiquiatria – Região Sul
Acupuntura
Clínica Médica
Medicina Intensiva
Neurocirurgia
Os Programas Multiprofissionais são:
Saúde Coletiva com Ênfase em Vigilância em Saúde
Saúde da Família
Saúde Mental
Cuidados Paliativos
Atenção Integral à Saúde do Sistema Público com Ênfase em Pessoa com Deficiência
Atenção em Terapia Intensiva
Por fim, os Programas de Residências Uniprofissionais são:
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Enfermagem Obstétrica
*Informações SESA.