O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (23) que encerrará o desenvolvimento de sua vacina contra a covid-19. Em nota oficial, o instituto informou que a Butanvac, que estava na Fase II dos testes com 400 voluntários, não alcançou o desempenho esperado. Os resultados mostraram que a vacina produziu apenas o dobro de anticorpos contra a doença após 28 dias, enquanto a meta era uma produção quatro vezes maior, como alcançado por outras vacinas já disponíveis no país.
“De acordo com a pesquisa, a Butanvac não atingiu a eficácia desejada. O objetivo era induzir uma produção de anticorpos quatro vezes maior do que a observada, um patamar já alcançado por vacinas existentes”, diz a nota.
O diretor do Instituto Butantan, epidemiologista Esper Kallás, destacou no comunicado: “O ensaio clínico cumpriu sua função. No Butantan, temos total respeito pelo processo e pelos resultados científicos. Quando afirmamos que uma vacina é eficaz, é porque os estudos comprovam isso. Neste caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada. Por isso, decidimos interromper o desenvolvimento da vacina e focar em outras rotas mais promissoras.”
A vacina, conhecida internacionalmente como NDV-HXP-S, estava sendo desenvolvida em colaboração com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. O desenvolvimento da vacina utilizava tecnologias previamente dominadas pelo instituto para a produção de vacinas contra a gripe, empregando ovos de galinha para gerar os antígenos.