A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) mantém uma rede de serviços que inclui 29 Unidades de Saúde e dois Prontos Atendimentos para atender às necessidades da população vitoriense. As Unidades de Saúde estão capacitadas para lidar com casos leves de enfermidades, oferecendo consultas médicas e de enfermagem, exames e até mesmo hidratação venosa, se necessário. Para sintomas que demandam maior atenção, a recomendação da Semus é procurar os Prontos Atendimentos.
Em relação à dengue, que é uma preocupação frequente na região, a referência técnica das Arboviroses, Aline Areias, esclarece que na maioria dos casos os sintomas são leves, incluindo dor no corpo, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas na pele, fadiga e febre. Nestas situações, a orientação é buscar atendimento em uma Unidade de Saúde no bairro.
Por outro lado, se os sintomas forem mais graves, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, tontura e/ou desmaio, sangramento pelo nariz, gengivas ou outros locais, é essencial buscar atendimento imediato no Pronto Atendimento.
Em relação à prevenção da dengue, a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destaca que as residências são os principais criadouros dos mosquitos transmissores. Cerca de 90% dos focos estão dentro de casa. Portanto, a limpeza é fundamental para interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti e evitar que as casas se tornem criadouros do mosquito. Ela ressalta a importância do engajamento de todos na luta contra o mosquito, pois poucos minutos de verificação nos quintais podem fazer a diferença na prevenção da doença.