5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Cinco dicas para escrever uma redação criativa no ENEM

A produção textual no Exame Nacional do Ensino Médio tem grande relevância: influencia a pontuação final e pode ser determinante para uma boa classificação. Alcançar a excelência exige não apenas domínio da estrutura dissertativo-argumentativa e atenção aos critérios de correção, mas também o uso adequado da criatividade.

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Victor Haony, especialista em educação inovadora da Mind Makers, diz que a metodologia do pensamento computacional, prevista na Base Nacional Comum Curricular, é um recurso valioso para aprimorar a criatividade e consolidar argumentos bem fundamentados.

“Elaborar uma redação sempre representa um desafio para os estudantes. Utilizamos uma abordagem ‘algorítmica’, baseada no pensamento computacional, um método organizado e lógico para solucionar problemas, que permite planejar estrategicamente o texto”, explica o especialista.

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Segundo ele, esse raciocínio deve ser incentivado desde o ensino básico, pois oferece ferramentas que ampliam a criatividade na escrita e fortalecem a autoconfiança durante a prova. A seguir, cinco estratégias para desenvolver uma redação mais inventiva para o Enem.

1. Fragmentação do assunto

O primeiro passo recomendado pelo pedagogo é dividir o tema em partes menores, como origens, efeitos e possíveis soluções. Essa decomposição permite examinar a questão de forma ampla. Assim, o aluno evita uma visão única, amplia seu repertório cultural e constrói argumentos consistentes.

2. Identificação de modelos

Outra sugestão é estudar redações que obtiveram nota máxima para identificar padrões de argumentação. Assim, o estudante compreende como a tese é desenvolvida, que técnicas sustentam os argumentos e como se constrói a conclusão. Com isso, cria-se um “modelo” de escrita que pode ser adaptado com originalidade ao tema proposto.

A diversificação de leituras amplia o conhecimento e a capacidade de síntese ajuda a selecionar conteúdos pertinentes para a redação do Enem

3. Filtragem de conceitos por abstração

Victor Haony ressalta que nem todo conteúdo conhecido pelo estudante deve ser incluído no texto. A abstração, elemento central do pensamento computacional, ajuda a escolher apenas o que é relevante para sustentar a tese. Ao escolher referências bibliográficas, cinematográficas, jornalísticas ou históricas, o aluno aperfeiçoa a capacidade de selecionar elementos significativos para o tema, evitando excessos e digressões. Essa seleção favorece objetividade e originalidade.

4. Desenvolvimento de sequência textual

Organizar previamente a estrutura da redação é eficaz para sistematizar as ideias. Um roteiro que funcione como algoritmo (apresentação, primeiro argumento, segundo argumento, finalização) assegura coerência e gera segurança na argumentação. “Essa sistematização permite concentrar-se em propostas criativas e soluções inovadoras, sem perder a lógica textual exigida na avaliação”, enfatiza o educador.

5. Experimentação e aprimoramento

Tratar o texto como um protótipo é uma prática eficiente para melhorar o desempenho. Produzir rascunhos, testar abordagens diferentes e corrigir falhas ajuda a aperfeiçoar pontos frágeis. “Cada revisão funciona como um refinamento do ‘código’, permitindo ao aluno polir argumentos, explorar referências menos convencionais e tornar a proposta de intervenção mais original e bem fundamentada”, conclui o assessor pedagógico.

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