A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o Manual do Candidato para o Vestibular 2026, com detalhes sobre os critérios para solicitar isenção e redução da taxa de inscrição. Os documentos estão disponíveis nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). O manual contém todas as informações necessárias para os interessados em ingressar nos 136 cursos de graduação oferecidos pela instituição.
As inscrições para o Vestibular Unesp 2026 ocorrerão entre 4 de setembro e 8 de outubro, pelo site da Vunesp. O exame oferece 5.867 vagas distribuídas em 24 cidades. As provas serão realizadas em 2 de novembro (primeira fase) e 7 e 8 de dezembro (segunda fase).
Inscrições e taxas
O período para solicitar isenção ou redução de 50% da taxa de inscrição vai de 25 a 31 de agosto, exclusivamente online. O valor total da taxa é de R$ 210. Candidatos cadastrados no CadÚNICO, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, podem solicitar isenção.
Critérios para isenção
Também têm direito à isenção os estudantes que concluíram ou concluirão o ensino médio em escola pública até 3 de fevereiro de 2026, desde que tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e residam no Estado de São Paulo.
Resultados e benefícios
Os resultados das solicitações de isenção e redução serão divulgados em 22 de setembro. A Unesp e a Vunesp também oferecem redução de 75% da taxa para alunos do último ano do ensino médio público paulista.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública destina 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com 35% reservados para candidatos pretos, pardos ou indígenas.
A Unesp é uma das maiores e mais conceituadas universidades da América Latina, com unidades em 24 cidades paulistas.








