A imperatriz-do-brasil (Worsleya procera) está entre as plantas mais valiosas do mundo, com preços que podem chegar a milhares de dólares, e tem aparecido com mais frequência em jardins.
Originalmente, ela era típica das encostas rochosas da Região Serrana do Rio de Janeiro, mas um levantamento recente identificou novos locais onde a espécie ocorre.
Por que a planta vale tanto
Conhecida como imperatriz-do-brasil, a Worsleya procera tem seu preço inflado no comércio ilegal devido ao cultivo difícil, que pode levar uma década para a primeira floração.




Novas áreas de ocorrência da espécie
Fiscais do INEA encontraram exemplares da planta em outras regiões. A descoberta foi feita no Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida.
Durante o monitoramento ambiental de rotina, os agentes notaram atividades suspeitas. No local, nove plantas foram apreendidas, já prontas para serem levadas ilegalmente.
Possível estratégia dos infratores
As investigações iniciais sugerem que os traficantes agiram com premeditação. Eles esconderam as plantas temporariamente, com a intenção de removê-las depois, em um momento mais oportuno.
É provável que os criminosos esperassem uma redução no movimento de pessoas na área para concluir o transporte. No entanto, a ação rápida da equipe de fiscalização frustrou o plano do grupo.
Ações para preservar a flora nacional
A retirada não autorizada de plantas é um crime ambiental grave. Caso se observe qualquer ação suspeita em trilhas — como pessoas carregando sacos volumosos ou instrumentos de escavação em unidades de conservação —, é importante acionar a Linha Verde ou as autoridades ambientais da região.







