18 de fevereiro de 2026
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Lula fortalece parcerias comerciais e econômicas em viagem à Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para a Ásia nesta terça-feira, com visitas à Índia e à Coreia do Sul para aprofundar laços comerciais e alianças estratégicas. Em Nova Délhi, o chefe de Estado será recebido na quinta-feira, retribuindo a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ao Brasil em julho de 2025, por ocasião da Cúpula do Brics.

Continua após a publicidade

Esta é a quarta viagem de Lula à Índia, sendo a segunda em seu mandato atual. A agenda visa ampliar a cooperação bilateral, com foco nas áreas econômica, turística, agrícola, energética e de sustentabilidade.

Parceria Estratégica em Ascensão

Segundo a embaixadora Susan Kleebank, secretária de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Brasil e Índia são parceiros estratégicos desde 2006, e essa relação passa por um momento de fortalecimento, baseado em complementaridades econômicas e tecnológicas. “Com uma população superior a 1,4 bilhão, a Índia é atualmente o país mais populoso do mundo e tem a quarta maior economia global. Sua taxa de crescimento econômico se mantém entre 7% e 8% ao ano, a mais expressiva entre os membros do G20”, afirmou a diplomata em coletiva de imprensa.

Continua após a publicidade

“O diálogo e a colaboração com a Índia ganham relevância extra no cenário internacional atual de instabilidade. Ambos os países compartilham posições convergentes em temas centrais da agenda global, como a necessidade de reformar a governança mundial, incluindo a ampliação do Conselho de Segurança da ONU. Além disso, mantêm uma cooperação ativa em setores considerados estratégicos”, complementou Susan Kleebank.

Cinco Pilares Prioritários

Um dos entendimentos firmados durante a visita de Modi ao Brasil no ano anterior estabelece um marco para as relações bilaterais, estruturado em cinco pilares prioritários para a próxima década:

  • Defesa e segurança
  • Segurança alimentar e nutricional
  • Transição energética e mudança do clima
  • Transformação digital e tecnologias emergentes
  • Parcerias industriais

Resultados Esperados

Entre os desdobramentos previstos para o novo encontro entre os líderes está a assinatura de uma declaração conjunta sobre parceria digital para o futuro. A visita também deve impulsionar as negociações para ampliar o acordo comercial entre o Mercosul e a Índia e formalizar a extensão da validade de vistos de negócios e turismo de cinco para dez anos.

Participação na Cúpula de IA

A agenda oficial inclui a presença de Lula na Cúpula de Inteligência Artificial, que ocorrerá em Nova Délhi no dia 19 de fevereiro, com expectativa de reunir 40 mil participantes de 50 países. Esta será a primeira participação de um presidente brasileiro em um evento global de alto nível dedicado à inteligência artificial.

“Há alguns anos, esse assunto não era tratado nos fóruns internacionais, mas hoje ganhou uma conotação extremamente importante. Isso é sintomático, não apenas da relevância do tema, mas também do engajamento e da participação do governo brasileiro nessas iniciativas”, destacou o embaixador Eugênio Vargas Garcia, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual do Itamaraty.

No dia 20 de fevereiro, o governo brasileiro realizará um evento paralelo intitulado “IA para o bem de todos”, que abordará as perspectivas do país para o futuro da inteligência artificial e contará com a presença de ministros de Estado das pastas de Ciência, Tecnologia e Informação; Gestão e Inovação nos Serviços Públicos; Educação; Saúde; e Comunicações.

Agenda na Coreia do Sul

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, Lula cumprirá uma agenda oficial em Seul, capital da Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. Será a terceira visita do líder brasileiro ao país e a primeira em caráter de Estado. Na ocasião, será adotado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que visa elevar o nível do relacionamento bilateral para uma parceria estratégica.

“No aspecto econômico-financeiro, a Coreia do Sul é um dos principais e mais tradicionais parceiros do Brasil. A visita consolida a excelente relação entre os dois presidentes e simboliza a importância que ambas as nações atribuem a um vínculo estabelecido há mais de seis décadas. Queremos aproveitar o imenso potencial existente e aprofundar os laços com esse país tão relevante”, ressaltou a embaixadora Susan Kleebank.

Entre os resultados esperados está o estímulo a um novo ciclo de investimentos coreanos no Brasil, atraindo capital para os setores tecnológico, agropecuário e de cosméticos.

Fóruns Empresariais

Tanto na Índia quanto na Coreia do Sul, o presidente Lula participará de uma série de fóruns empresariais focados no fortalecimento estratégico com os países asiáticos. Em Nova Délhi, o Fórum Empresarial Brasil-Índia reunirá mais de 300 empresas brasileiras, com painéis que discutirão temas como minerais estratégicos críticos, mobilidade e transição energética, saúde e farmacêutico, segurança ambiental, agricultura familiar e inovação marinha.

Já em Seul, o Fórum Empresarial Brasil-Coreia contará com 230 empresas brasileiras para promover diálogos econômicos e comerciais. “O Fórum integrará painéis temáticos sobre minerais estratégicos, Inteligência Artificial, agronegócio, indústrias criativas e cosméticos. Setores como economia criativa, tecnologia, alimentos e bebidas, açúcar e álcool, farmacêutico e aviação estarão representados”, listou o embaixador Alex Giacomelli da Silva, do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Itamaraty.

Fluxo Comercial com a Índia

Em 2025, o intercâmbio comercial bilateral entre Brasil e Índia superou a marca de 15 bilhões de dólares. As exportações brasileiras somaram 6,9 bilhões, e as importações, 8,3 bilhões de dólares. Atualmente, a Índia é o décimo maior destino das exportações do Brasil. Os principais produtos exportados são óleos brutos de petróleo, açúcares e melaços, gorduras e óleos vegetais e minério de ferro.

Fluxo Comercial com a Coreia do Sul

Com a Coreia do Sul, o comércio bilateral atingiu 10,8 bilhões de dólares em 2025. As exportações brasileiras somaram 5,5 bilhões de dólares, enquanto as importações ficaram em 5,3 bilhões. O país ocupa a décima terceira posição como destino dos produtos brasileiros. Os principais itens exportados são óleos brutos de petróleo, minério de ferro, farelos de soja, álcool e café não torrado.

Continua após a publicidade

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
33ºC
Mínima
21ºC
HOJE
18/02 - Qua
Amanhecer
05:34 am
Anoitecer
06:16 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.06 km/h

Média
27ºC
Máxima
31ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
19/02 - Qui
Amanhecer
05:34 am
Anoitecer
06:15 pm
Chuva
1.19mm
Velocidade do Vento
8.92 km/h

Guarda compartilhada é sempre a regra? Entenda quando pode mudar

Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia

Leia também