O governador Renato Casagrande representou o Espírito Santo no encontro nacional “Educação Integral: Impacto Real”, realizado nesta quarta-feira (26) pelos Institutos Natura, Sonho Grande (ISG) e de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), no Palácio Tangará. Ao lado de especialistas e gestores de diversas regiões do país, Casagrande expôs os progressos da política capixaba de educação integral e ressaltou sua contribuição para enfrentar desigualdades.
Segundo o governador, a educação é a principal ferramenta para reduzir desigualdades no Brasil e no Espírito Santo, pois, por meio dela, são criadas oportunidades e promovidas transformações na vida das pessoas.
Caminhos e aprendizados do ensino médio integral
Durante o painel “Caminhos e Aprendizados do Ensino Médio Integral”, foi reforçado que o Espírito Santo se tornou referência nacional na modalidade e ampliou de maneira expressiva sua oferta nos últimos anos. Em 2025, o estado contabilizou 211 escolas em tempo integral, correspondendo a 56% da rede estadual. A meta é alcançar 232 unidades em 2026, beneficiando mais de 40% dos estudantes e superando as metas estabelecidas pelos Planos Nacional e Estadual de Educação.
Ideb acima da média nacional
Também foram apresentados os dados do Ideb 2023, que evidenciam os efeitos da estratégia. As escolas estaduais em tempo integral atingiram 5,0 pontos no Ensino Médio, acima da média brasileira (4,3). Conforme destacou o governador, esses índices demonstram a capacidade da educação integral de elevar a aprendizagem, assegurar a progressão escolar e favorecer a permanência dos alunos no sistema.
O retorno é palpável: a educação integral não se resume a horas a mais na escola; é um modelo pedagógico renovado que amplia perspectivas, incentiva sonhos e cria oportunidades concretas para os jovens.
Política de Estado, não de governo
Casagrande defendeu que a expansão da modalidade seja formalizada como política pública permanente, garantindo continuidade e estabilidade entre gestões.
O governador salientou a importância de consolidar a educação integral como compromisso duradouro do Estado, reconhecendo que, apesar dos avanços, ainda persistem desafios relevantes para os próximos anos.
Segundo a Secretaria da Educação (Sedu), a modalidade alcança os 78 municípios capixabas, incluindo escolas urbanas, unidades do campo, estabelecimentos do sistema socioeducativo e 30 unidades situadas em territórios contemplados pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.









