O problema de subsidência do solo no centro de Rio Novo do Sul será discutido na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
O encontro foi marcado para segunda-feira (13), às 11h, e deve contar com representantes da Defesa Civil estadual, do Poder Judiciário, da Cesan, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e do prefeito Jocenei Castelari (Podemos).
O colegiado, presidido pelo deputado Alexandre Xambinho (Podemos), tem acompanhado o caso. Moradores relatam que o rebaixamento do terreno teria ocorrido após a construção de um reservatório da Cesan.
A Agerh deve apresentar um laudo técnico com o diagnóstico da área e as possíveis causas do problema.
O deputado Alexandre Xambinho afirmou que a expectativa para a reunião de segunda-feira é buscar uma solução definitiva para o grave problema que atinge Rio Novo do Sul.
Ressaltou que laudos técnicos atestam o afundamento na área onde ficam o Teatro Municipal Ivo Mameri, a Secretaria de Educação e residências próximas, consideradas em “risco real e iminente”.
Acrescentou que se trata de uma situação crítica e, por isso, é necessário ouvir todos os envolvidos para identificar as causas e elaborar um plano de ação imediato que garanta segurança e tranquilidade à população.
Agerh apresentará relatório de gestão de 2025
Além do debate sobre Rio Novo do Sul, a Agerh retorna à Assembleia na terça-feira (14), às 9h, para expor o relatório de gestão de 2025 à Comissão de Meio Ambiente.
Segundo o diretor-presidente da agência, Fábio Ahnert, a apresentação integra as obrigações do Programa de Consolidação do Pacto pela Gestão das Águas (Progestão) (3º ciclo), iniciativa da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) para incentivar a gestão responsável dos recursos hídricos.
As metas deste ciclo incluem a fiscalização do uso da água, a integração de bases de dados sobre águas superficiais e subterrâneas, a capacitação técnica, a prevenção de eventos críticos e a segurança de barragens.
Saúde: condutores de ambulância apresentam reivindicações
Na mesma segunda-feira (13), às 8h, a Comissão de Saúde promove uma reunião extraordinária para debater as principais reivindicações dos condutores de ambulância do Estado.
O presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Espírito Santo (Sindconam/ES), Jobson Santana, apresentará a pauta no Plenário Rui Barbosa.
Segurança nas escolas será tema de debate na terça (14)
A Comissão de Segurança da Ales realiza na terça-feira (14), às 10h, um debate sobre a violência e a falta de segurança nas escolas capixabas.
O encontro ocorrerá no Plenário Dirceu Cardoso e contará com autoridades da Segurança Pública e da Educação, além de representantes de conselhos tutelares e de organizações da sociedade civil.
Turismo sustentável também entra na pauta
Ainda na terça (14), às 13h, o colegiado de Turismo e Desporto debaterá o tema “Turismo Sustentável e Valorização da Biodiversidade”, com palestra do biólogo Jordan Lucas de Almeida no Plenário Rui Barbosa.








