Diversos parlamentares expressaram seu apoio aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. Os impactos desse desastre continuam a afetar várias cidades capixabas. Na sessão realizada nesta segunda-feira (30), os deputados solicitaram transparência nas indenizações resultantes do novo acordo de reparação de danos e mais ações da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd).
Sergio Meneguelli (Republicanos) iniciou a discussão destacando a importância de reunir esforços com o governo do Estado para apoiar os moradores que ainda aguardam a indenização. Para ele, a nova repactuação é injusta, com algumas famílias sendo contempladas e outras não. Meneguelli enfatizou que a Assembleia Legislativa deve ser a voz da população, unindo-se para que os recursos contribuam para reduzir os danos ambientais, especialmente para os pescadores.
Lucas Polese (PL), também de Colatina, ressaltou que sua família, composta por quatro pessoas, não recebeu indenização. Ele criticou a falta de clareza nos critérios de seleção para as indenizações, que diversos moradores consideram confusos e injustos. Polese pediu uma revisão rigorosa desses critérios, que acredita estarem prejudicando várias famílias.
A deputada Iriny Lopes (PT) apoiou a proposta de convidar o titular da Serd, Guerino Balestrassi, para um diálogo com os parlamentares. O presidente Marcelo Santos (União) sugeriu uma reunião com todos os deputados para discutir mais detalhadamente a questão.
É fundamental que a Serd preste contas sobre o uso dos recursos, uma vez que mais de meio bilhão de reais já foi aplicado na pasta. Os parlamentares expressam preocupação para que a nova repactuação não reforce as injustiças anteriores.
A Serd, criada no final de 2024, tem como objetivo acelerar e garantir transparência nos processos relacionados às obrigações do Estado no acordo judicial de reparação. Recentemente, foi autorizado um crédito especial de R$ 617.151.509,20 para a nova pasta, com a exigência de relatórios a cada 60 dias sobre os investimentos.
Além disso, o deputado Coronel Weliton (PRD) requisitou melhorias nas estradas de acesso ao Parque Nacional do Caparaó, colocando em evidência que a conservação do lado capixaba do parque é insatisfatória em comparação com o lado mineiro.
Por fim, o assunto do trânsito na região da Enseada do Suá, em Vitória, foi abordado pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB). Ele criticou mudanças recentes que, segundo ele, foram realizadas sem planejamento adequado, resultando em congestionamentos que impactaram negativamente a vida dos cidadãos. Mazinho pediu que a prefeitura considere as críticas da população e reavalie as intervenções para melhorar a situação.