O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), após este minimizar a relação entre as tarifas impostas pelos Estados Unidos e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração de Eduardo ocorreu em uma publicação na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter).
Essa manifestação veio após Ratinho Jr. falar no evento Expert XP. Na ocasião, o governador declarou: “O Bolsonaro não é mais importante do que a relação entre o Brasil e os Estados Unidos”.
A resposta de Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro reagiu citando mensagens do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que ligavam as medidas diretamente a Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Ele afirmou: “Ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros”. E questionou sobre o que os americanos pensariam sobre a reação: “O que mais podemos fazer para estas pessoas entenderem que é sobre Jair Bolsonaro, seus familiares e apoiadores?”, disse.
Esse foi o segundo ataque público de Eduardo a governadores aliados em um mesmo dia. Anteriormente, ele já havia criticado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por buscar diálogo com o setor produtivo sobre o impacto das tarifas.
Declarações de Ratinho Jr.
Durante o painel, Ratinho Jr. foi questionado sobre o que falta para o Brasil firmar um acordo comercial com os Estados Unidos. Ele afirmou que a administração Trump não discutiu o assunto com o Brasil por causa de Bolsonaro e criticou a proposta de desdolarização da economia defendida pelo presidente Lula.
O governador ressaltou: “O Bolsonaro não é mais importante que a relação do Brasil e dos Estados Unidos”, destacando a necessidade de buscar um diálogo similar ao de países como Canadá, Índia, China e México.
Os Estados Unidos anunciaram tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, a serem implementadas a partir de 1º de agosto.









